Trabalhos

Olá, chegou a hora! Venha participar conosco do CIET:Horizonte|2024 e apresente o seu trabalho. Prepare o seu texto e envie ao evento para avaliação.

Submissão

Preparação

Eixos Temáticos

Critérios de Avaliação

Apresentação

Lista de trabalhos aceitos

Se o seu trabalho foi aceito e não está na lista, por favor, entre em contato pelo e-mail sec.ciet@ufscar.br.
Informe o título do trabalho, os nomes dos autores e o comprovante de pagamento da taxa de submissão para que possamos regularizar a situação.

Trabalhos completos

Resumos

Prazo encerrado
Orientações para submissão de Trabalhos

Para submeter seu trabalho no CIET:Horizonte, siga os passos abaixo:

O prazo para submissão dos trabalhos é até o dia 15/03/2024 (01/03/2024 / 15/02/2024 prorrogado).

Passo 1 – Envio do trabalho: Quando o texto estiver formatado conforme modelo do evento e pronto para enviar para avaliação, acesse o sistema de submissão do evento (DOITY) para cadastrar e anexar o arquivo do seu trabalho.

Passo 2 – Pagamento da taxa de submissão do trabalho: Enquanto o trabalho é avaliado para possível apresentação no evento, o autor responsável deve gerar boleto no sistema FAI-UFSCar e pagar a taxa de submissão do trabalho no prazo previsto.

Para esclarecer dúvidas específicas sobre pagamentos, por favor, entre em contato pelo e-mail sec.ciet@ufscar.br.

.

Observações:

  • Ao concluir a submissão do seu trabalho, o sistema Doity enviará confirmação para o email informado. Atente-se à sua caixa de spam.
  • Depois que pagar a taxa de submissão de trabalho, a secretaria validará o pagamento e você receberá um email de confirmação. Recomendamos que guarde o comprovante até a validação final.
  • Observe que esta taxa de submissão de trabalho independe da taxa de inscrição para o autor participar no evento. Confira o link inscrições para mais informações.

Orientações para preparação e elaboração dos trabalhos

Como nas edições anteriores, o CIET:Horizonte receberá trabalhos para possível apresentação durante a etapa virtual e a etapa presencial. A proposta do evento é socializar investigações e experiências sobre Educação e Tecnologias e sobre Educação a Distância, agrupando-as pelos eixos temáticos predefinidos pelo evento. Nesse sentido, estão previstas apresentações de Trabalhos Completos, Resumos de pesquisa e Painéis Temáticos coerentes com o foco do evento. Para tanto, os textos submetidos passarão por análise técnica da comissão organizadora e, em seguida, o conteúdo será avaliado por pareceristas especialistas no assunto.

Para serem avaliados, os trabalhos devem seguir orientações específicas, registradas no template/modelo fornecido pelo evento. Assim, os autores devem seguir cuidadosamente as orientações do “modelo”, sob pena de desclassificação, pois os textos fora do formato previsto não serão avaliados.

Cada autor pode enviar até dois (2) trabalhos, como apresentador, mas pode ser coautor em outros trabalhos. A quantidade de autores em cada trabalho também é livre, mas apenas os autores inscritos (com pagamento da inscrição confirmado) podem apresentar trabalhos. São aceitos trabalhos elaborados em Português, Inglês ou Espanhol.

Para esclarecer dúvidas específicas sobre trabalhos, por favor, entre em contato pelo e-mail trabalhos.ciet@ufscar.br.

Trabalhos Completos

Os Trabalhos Científicos completos submetidos ao CIET:Horizonte são textos organizados no formato de artigo científico, resultantes de pesquisas científicas ou relato de experiências acadêmicas relevantes, coerentes com o tema e os eixos do evento.

O texto deve respeitar todas as orientações técnicas de organização e formatação do trabalho, inclusive respeitar a extensão de 15.000 a 40.000 caracteres (com espaços). Acesse o template abaixo e confira todos os detalhes de configuração do trabalho.

Template – Trabalhos Completos

Eixos temáticos

São 6 (seis) eixos temáticos principais, envolvendo reflexões sobre a relação entre Educação e Tecnologias e sobre a EaD, seja da educação básica, na educação superior e na educação informal

Eixo 1

Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Os trabalhos deste eixo devem envolver especificamente aspectos relacionados aos processos de aprendizagem e de construção do conhecimento, relacionados ao perfil e necessidades formativas do estudante no contexto da cultura digital. 

Assim, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem ter relação direta com propostas de melhoria da aprendizagem, dificuldades e desafios da aprendizagem, avaliação da aprendizagem, estratégias/organização pessoal para os estudos, estilos de aprendizagem, engajamento, motivação, serviços de apoio ao aluno, aspectos da autonomia e autorregulação da aprendizagem, gamificação, comunidades de aprendizagem, identidade e coletividade na era digital, dentre outras temáticas similares (desde que diretamente relacionadas ao estudante e sua aprendizagem).

Critérios para avaliação dos trabalhos e painéis

O autor deve conferir as orientações detalhadas e fluxograma para submissão, avaliação e condições para apresentação das propostas junto ao CIET:Horizonte. O evento adotará o tradicional processo duplo-cego para avaliar os trabalhos, que receberão pareceres de, ao menos, dois avaliadores especialistas no tema, garantindo sempre ao menos um doutor entre os pareceristas ad hoc. Todo o processo será gerenciado por sistema informatizado (Doity) para garantir rigor e qualidade na avaliação, bem como o anonimato de autores e avaliadores.

O processo de avaliação considera os seguintes critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho para as discussões temáticas do evento.
  • Articulação e coerência do trabalho com o eixo temático escolhido.
  • Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
  • Interlocução com a produção científica da área de Educação a Distância e/ou de Educação e Tecnologias em geral.
  • Fundamentação das conclusões e considerações da reflexão.
  • Atendimento aos critérios técnicos de elaboração e formatação dos trabalhos, conforme template (máscara) oficial do evento.
  • Atendimento às normas da ABNT para elaboração do texto, indicação das referências e citações bibliográficas no trabalho.

Os trabalhos e painéis devem prever seções típicas de trabalhos científicos, tais como introdução, perspectiva teórica, perspectiva metodológica, resultados e discussão, considerações finais (conclusões) e relação de referências adotadas no texto. O conteúdo dos textos deve ser coerente com os eixos temáticos do evento.

Orientações para apresentação de trabalhos

Para que as apresentações de trabalho ocorram de maneira organizada e com resultado efetivo, tanto na etapa virtual quanto presencial, passaremos orientações detalhadas após a liberação da lista de trabalhos aprovados. Aguardem!

Por enquanto, recomendamos que fiquem atentos às datas importantes do evento.

Precisa de mais informações?!

Em caso de dúvidas, entre em contato: sec.ciet@ufscar.br. Você pode também acessar nosso formulário de contato que logo retornaremos ; )