Trabalhos

Olá, chegou a hora! Venha participar conosco do CIET:Horizonte|2024 e apresente o seu trabalho. Prepare o seu texto e envie ao evento para avaliação.

Lista de trabalhos do CIET:Horizonte|2024

Confira os dias e horários de apresentação do seu trabalho. Confira também se o título e a autoria estão corretos. Se for preciso alguma correção ou alteração, informe pelo formulário.

Apresentações Presenciais

Apresentações Virtuais

Orientações para apresentação de trabalhos

Apresentação Virtual

Na etapa virtual, os autores têm a opção de apresentar de duas formas: síncrona e assíncrona. Embora opcional, recomendamos que façam ambas as apresentações para alcançar públicos distintos e compartilhar seu trabalho e ideias efetivamente com mais pessoas interessadas no assunto.

  • Apresentação Síncrona: Os autores deverão apresentar no dia e horário divulgados em https://ciet.ufscar.br/trabalhos/. Verifique o dia da sua apresentação e programe-se. Cada apresentação terá a duração de aproximadamente 10 minutos, com possibilidade de interação com os participantes após a apresentação de todos os trabalhos da sessão.
  • Apresentação Assíncrona: Realizada por meio de interações no fórum de discussão do ambiente virtual do evento (Moodle), onde já estão os materiais disponibilizados pelos autores: vídeos, resumos, PDFs e questões norteadoras. O link do ambiente virtual é: em breve!

Outras Observações e Orientações:

  • É importante que os autores acompanhem os participantes que interagem com seu trabalho no ambiente virtual. Esta é uma excelente oportunidade para engajar com interessados no mesmo tema.
  • Todos os participantes terão acesso aos trabalhos e ao link da apresentação síncrona pelo ambiente virtual. Por isso, é crucial que os autores participem ativamente deste centro de convivência (Moodle).
  • Revise cuidadosamente as informações sobre seu trabalho publicadas no site e no Moodle, incluindo título, autoria e horário da apresentação. Para correções ou modificações, utilize o formulário disponível em https://forms.gle/4ejsR4oEDa2MwEB66.
  • O link para o ambiente virtual do evento está disponível aqui em breve: aguarde!

Apresentação Presencial

Na etapa presencial, os trabalhos serão apresentados da forma tradicional. Em sessões com 4 ou 5 trabalhos por sala, os autores apresentam e interagem com os participantes ao final de todas as apresentações.

  • Cada apresentação terá duração de aproximadamente 10 minutos.
  • Os trabalhos serão apresentados conforme programação disponível em https://ciet.ufscar.br/trabalhos/. Confira seu horário e organize-se.
  • Recomenda-se que os autores preparem e enviem suas apresentações em PDF ou PPT com antecedência, além de trazer uma cópia consigo em pendrive no dia da apresentação.
  • Utilize o template do evento para preparar sua apresentação, disponível para download aqui: Template do Evento.
  • Envie os slides prontos através deste formulário: Formulário de Envio de Slides.

Revise todas as informações sobre seu trabalho divulgadas no site do evento e comunique qualquer modificação necessária o mais breve possível através do formulário mencionado.

Desejamos boa apresentação e boas-vindas!

Prazo encerrado
Orientações para submissão de Trabalhos

Submissão

Preparação

Eixos Temáticos

Critérios de Avaliação

Apresentação

Para submeter seu trabalho no CIET:Horizonte, siga os passos abaixo:

O prazo para submissão dos trabalhos é até o dia 15/03/2024 (01/03/2024 / 15/02/2024 prorrogado).

Passo 1 – Envio do trabalho: Quando o texto estiver formatado conforme modelo do evento e pronto para enviar para avaliação, acesse o sistema de submissão do evento (DOITY) para cadastrar e anexar o arquivo do seu trabalho.

Passo 2 – Pagamento da taxa de submissão do trabalho: Enquanto o trabalho é avaliado para possível apresentação no evento, o autor responsável deve gerar boleto no sistema FAI-UFSCar e pagar a taxa de submissão do trabalho no prazo previsto.

Para esclarecer dúvidas específicas sobre pagamentos, por favor, entre em contato pelo e-mail sec.ciet@ufscar.br.

Observações:

  • Ao concluir a submissão do seu trabalho, o sistema Doity enviará confirmação para o email informado. Atente-se à sua caixa de spam.
  • Depois que pagar a taxa de submissão de trabalho, a secretaria validará o pagamento e você receberá um email de confirmação. Recomendamos que guarde o comprovante até a validação final.
  • Observe que esta taxa de submissão de trabalho independe da taxa de inscrição para o autor participar no evento. Confira o link inscrições para mais informações.

Orientações para preparação e elaboração dos trabalhos

Como nas edições anteriores, o CIET:Horizonte receberá trabalhos para possível apresentação durante a etapa virtual e a etapa presencial. A proposta do evento é socializar investigações e experiências sobre Educação e Tecnologias e sobre Educação a Distância, agrupando-as pelos eixos temáticos predefinidos pelo evento. Nesse sentido, estão previstas apresentações de Trabalhos Completos, Resumos de pesquisa e Painéis Temáticos coerentes com o foco do evento. Para tanto, os textos submetidos passarão por análise técnica da comissão organizadora e, em seguida, o conteúdo será avaliado por pareceristas especialistas no assunto.

Para serem avaliados, os trabalhos devem seguir orientações específicas, registradas no template/modelo fornecido pelo evento. Assim, os autores devem seguir cuidadosamente as orientações do “modelo”, sob pena de desclassificação, pois os textos fora do formato previsto não serão avaliados.

Cada autor pode enviar até dois (2) trabalhos, como apresentador, mas pode ser coautor em outros trabalhos. A quantidade de autores em cada trabalho também é livre, mas apenas os autores inscritos (com pagamento da inscrição confirmado) podem apresentar trabalhos. São aceitos trabalhos elaborados em Português, Inglês ou Espanhol.

Para esclarecer dúvidas específicas sobre trabalhos, por favor, entre em contato pelo e-mail trabalhos.ciet@ufscar.br.

Trabalhos Completos

Os Trabalhos Científicos completos submetidos ao CIET:Horizonte são textos organizados no formato de artigo científico, resultantes de pesquisas científicas ou relato de experiências acadêmicas relevantes, coerentes com o tema e os eixos do evento.

O texto deve respeitar todas as orientações técnicas de organização e formatação do trabalho, inclusive respeitar a extensão de 15.000 a 40.000 caracteres (com espaços). Acesse o template abaixo e confira todos os detalhes de configuração do trabalho.

Template – Trabalhos Completos

O CIET:Horizonte também avaliará Resumos de pesquisas, que socializem investigações e experiências sobre Educação e Tecnologias e sobre Educação a Distância. Normalmente, um bom resumo acadêmico reúne as ideias principais da pesquisa, explanando as partes principais do trabalho: o objetivo do estudo, procedimentos metodológicos adotados, os principais resultados, entre outros elementos.

Os Resumos de pesquisa devem ter de 2.000 a 4.000 caracteres (com espaços), conforme as orientações técnicas do evento para organização e formatação do texto. Normalmente, esse formato atende melhor quem está com pesquisa ainda em andamento ou para quem deseja comunicar resultados ainda parciais de seus estudos. Acesse o template abaixo e confira todos os detalhes de configuração do trabalho.

Template – Resumo de Pesquisas

Os interessados também podem submeter ao CIET:Horizonte suas propostas de Painel Temático, que socializem investigações e experiências sobre Educação e Tecnologias e sobre Educação a Distância. No evento, o painel temático é entendido como um trabalho acadêmico para apresentação de uma ideia ou reflexão tangente ao tema do evento, mas proposto voluntariamente por três ou mais especialistas de diferentes instituições brasileiras ou estrangeiras.

Para avaliação, os autores do painel temático devem submeter um resumo da proposta, já com identificação dos especialistas, com extensão de 2.000 a 4.000 caracteres (com espaços). Se aprovado, os proponentes do painel podem, opcionalmente, enviar versão completa do texto (no formato de artigo acadêmico), com coautoria do grupo dos painelistas, para inclusão nos anais e/ou possível inclusão em outras publicações do evento. Acesse o template abaixo e confira todos os detalhes de configuração do trabalho.

Template – Painel Temático

Eixos temáticos

São 6 (seis) eixos temáticos principais, envolvendo reflexões sobre a relação entre Educação e Tecnologias e sobre a EaD, seja da educação básica, na educação superior e na educação informal

Eixo 1

Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Os trabalhos deste eixo devem envolver especificamente aspectos relacionados aos processos de aprendizagem e de construção do conhecimento, relacionados ao perfil e necessidades formativas do estudante no contexto da cultura digital. 

Assim, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem ter relação direta com propostas de melhoria da aprendizagem, dificuldades e desafios da aprendizagem, avaliação da aprendizagem, estratégias/organização pessoal para os estudos, estilos de aprendizagem, engajamento, motivação, serviços de apoio ao aluno, aspectos da autonomia e autorregulação da aprendizagem, gamificação, comunidades de aprendizagem, identidade e coletividade na era digital, dentre outras temáticas similares (desde que diretamente relacionadas ao estudante e sua aprendizagem).

Eixo Temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Para este eixo, são esperados trabalhos que envolvam especificamente aspectos relacionados ao docente, aos processos de ensino, formação do professor, práticas pedagógicas e de aprendizagem da docência no contexto da cultura digital. 

Portanto, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem ter relação direta com aspectos teóricos e/ou práticos do ofício de mestre e do desenvolvimento profissional da docência, podendo envolver a formação/aprendizagem docente, os programas de formação inicial e continuada, aspectos da atuação docente, condições de trabalho desse profissional, planejamento pedagógico, manejo e gestão da sala de aula, concepção e implementação de estratégias pedagógicas, organização de conteúdos e materiais didáticos, avaliação do ensino-aprendizagem, planejamento pedagógico, dentre outras temáticas similares (desde que diretamente relacionadas ao educador e/ou seu fazer docente).

Eixo Temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Os trabalhos deste eixo devem contemplar reflexões envolvendo especificamente conteúdos, tecnologias de mediação (meios/ferramentas) e materiais didáticos.

Assim, o eixo abarca trabalhos sobre organização de conteúdos para ensino-aprendizagem, concepção e produção de diferentes tipos de materiais didáticos, mídias e suportes tecnológicos a informações e conhecimentos, uso e reuso de recursos educacionais abertos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, jogos, tecnologia assistiva, redundância de materiais didáticos e conteúdos, inovação tecnológica, ferramentas para uso pedagógico, bem como a criação de multidispositivos tecnológicos e mídias para acessibilidade e inclusão, influência das tecnologias digitais na melhoria do ensino e da aprendizagem, dentre outras temáticas similares.

Eixo Temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Os trabalhos submetidos neste eixo devem abranger aspectos macroscópicos da educação. Desta forma, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem ter relação direta com a concepção, o fomento, o planejamento, a organização, a execução e o gerenciamento de programas educacionais.

Cabem nesta categoria trabalhos com foco em gestão organizacional, concepções de estratégias pedagógicas, políticas públicas para educação, fomento à democratização e/ou qualidade do ensino, permanência do estudante, redução da evasão, internacionalização, proposição de sistemas de ensino-aprendizagem, institucionalização de propostas inovadoras, aspectos da organização curricular e de avaliação educacional, dentre outras temáticas similares (desde que diretamente relacionadas à gestão, ao gestor e/ou às políticas públicas para educação).

Eixo Temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Os trabalhos submetidos neste eixo devem abranger aspectos diversos da relação entre a educação e os processos de avaliação, currículo, inclusão e diversidade no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Desta forma, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem envolver e/ou articular questões sobre currículo escolar, matriz curricular, currículo e conhecimento, inovação curricular, avaliação da aprendizagem, avaliação do desempenho escolar, avaliação da qualidade educacional, práticas e estratégias inclusivas, acessibilidade, tecnologia assistiva, desenho universal, equidade, gênero, idosos e promoção da diversidade no contexto da cultura digital.

Eixo Temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Para este eixo, são esperados trabalhos que não se articulem com os eixos anteriores, seja por especificidade da temática tratada ou pela sua transversalidade a diferentes temas e eixos.

Nesse sentido, cabem aqui estudos/reflexões científicos sobre a relação dos processos de ensino-aprendizagem (presenciais, a distância ou híbridos) e manifestações culturais com outros temas elementares mais gerais, tais como a resiliência, a equidade, a sustentabilidade, o diálogo, a interatividade, a cooperação, a temporalidade das ações, as noções de presença e ausência, imersão, multimodalidade, inovação, disrupção, flexibilidade, qualidade, inteligência artificial etc.

Critérios para avaliação dos trabalhos e painéis

O autor deve conferir as orientações detalhadas e fluxograma para submissão, avaliação e condições para apresentação das propostas junto ao CIET:Horizonte. O evento adotará o tradicional processo duplo-cego para avaliar os trabalhos, que receberão pareceres de, ao menos, dois avaliadores especialistas no tema, garantindo sempre ao menos um doutor entre os pareceristas ad hoc. Todo o processo será gerenciado por sistema informatizado (Doity) para garantir rigor e qualidade na avaliação, bem como o anonimato de autores e avaliadores.

O processo de avaliação considera os seguintes critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho para as discussões temáticas do evento.
  • Articulação e coerência do trabalho com o eixo temático escolhido.
  • Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
  • Interlocução com a produção científica da área de Educação a Distância e/ou de Educação e Tecnologias em geral.
  • Fundamentação das conclusões e considerações da reflexão.
  • Atendimento aos critérios técnicos de elaboração e formatação dos trabalhos, conforme template (máscara) oficial do evento.
  • Atendimento às normas da ABNT para elaboração do texto, indicação das referências e citações bibliográficas no trabalho.

Os trabalhos e painéis devem prever seções típicas de trabalhos científicos, tais como introdução, perspectiva teórica, perspectiva metodológica, resultados e discussão, considerações finais (conclusões) e relação de referências adotadas no texto. O conteúdo dos textos deve ser coerente com os eixos temáticos do evento.

Precisa de mais informações?!

Em caso de dúvidas, entre em contato: trabalhos.ciet@ufscar.br. Você pode também acessar nosso formulário de contato que logo retornaremos ; )