Temática

O tema central do evento, nesta edição de 2026, será:
“Entre modalidades, inteligências e tecnologias:
os novos rumos da educação digital”

Vivemos, na contemporaneidade, um cenário de incertezas e desafios – o que faz parte do próprio processo de desenvolvimento humano e social. Com a expansão das tecnologias digitais, encontramo-nos em face de discussões emergentes, que nos colocam a (re)pensar práticas e processos educacionais. Cabe mencionar, nessa senda, o célere desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) generativa que representa um novo ponto de inflexão na história. Ponto esse marcado pelo que podemos chamar de mudança qualitativa na educação, promovendo novos paradigmas para além das transformações quantitativas em curso.

Nesse ínterim, a sociedade brasileira lida com a expansão desenfreada da educação a distância (EaD). Trata-se de modalidade que, no período recente, já era a responsável pela maior parte do número de matrículas em cursos de licenciatura. Esse crescimento exacerbado, incorrendo em propostas de baixíssima qualidade, levou o Conselho Nacional de Educação, com a chancela do Ministério da Educação (MEC), à elaboração de um decreto que, dentre outros aspectos, institui – e retoma – o que se chama de “semipresencial”. O desafio é posto, na medida em que as instituições precisam se organizar, no caso da formação de professores, para ofertar os cursos num modelo híbrido, com alta carga horária de atividades presenciais.

Paralelamente, não podemos ignorar as implicações da cultura digital para as práticas pedagógicas mais diversas. Da educação básica ao ensino superior, incluindo distintas etapas, fases e modalidades, as tecnologias digitais, mais do que instrumentos com potencial de ensino, mostram-se como artefatos que moldam e influem sobre as subjetividades. Não é mais possível falar em processos educacionais críticos que desconsiderem a presença dos recursos tecnológicos digitais na vida dos seres humanos. Daí que a discussão série e crítica sobre os desafios hodiernos se mostra fulcral.

Diante do exposto, o CIET:Horizonte 2026, por meio do tema central “Entre modalidades, inteligências e tecnologias: os novos rumos da educação digital“, almeja contribuir para os debates mais recentes, abrangendo os desafios e as potencialidades supramencionados. Ao revés da imposição de inovações tecnológicas às instituições escolares, pressionadas pelos discursos enlevados propalados por entidades com interesses escusos, o evento se propõe a lançar luzes sobre as relações entre educação e tecnologias digitais, abarcando os eixos anteriormente apresentados, a saber: modalidades educacionais como EaD, IA generativa, práticas pedagógicas com recursos tecnológicos, educação digital etc. O CIET:Horizonte, pois, se afirma como espaço de debate crítico e criativo, colimando avançar nas pesquisas e ações sobre a temática em tela.