Temática
O tema central do evento, nesta edição de 2024, será: “Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital”
No atual estágio de desenvolvimento tecnológico, a cultura digital tem se expandido progressivamente e marca presença na vida da maioria das pessoas. Essa expansão vem afetando diretamente o contexto educacional, especialmente por requerer o desenvolvimento de habilidades e competências que fomentem uma aprendizagem mais crítica e criativa. Nesse sentido, a sociedade grafocêntrica digital vem exigindo da escola, como principal agência formativa do nosso tempo, o desenvolvimento de saberes e competências para a participação crítica, consciente e efetiva em espaços diversos, exercendo seu direito como cidadão emancipado.
A aprendizagem crítica envolve a capacidade de analisar, questionar e avaliar informações de maneira cuidadosa e reflexiva, considerando diferentes perspectivas e fontes de informação. Essa capacidade crítica é essencial na cultura digital, em que a curadoria da informação se mostra como competência essencial para o exercício da cidadania. Por seu turno, a aprendizagem criativa se refere à habilidade de gerar novas ideias, soluções e formas de pensar a partir do uso da imaginação e da experimentação. Uma aprendizagem essencial para explorar as oportunidades e possibilidades fomentadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Juntas, essas habilidades se tornam ainda mais importantes na cultura digital. Estamos expostos a uma enorme quantidade de informações e fontes de conhecimento, muitas vezes contraditórias ou pouco confiáveis. Nesse sentido, a aprendizagem crítica e criativa torna-se basilar para o cidadão imerso na cultura digital, capaz não apenas de contornar as dificuldades típicas desse contexto, mas também de aproveitar as possibilidades de criação e produção de conteúdo com tecnologias digitais.
Com essa premissa, o CIET:Horizonte|2024 coloca em pauta a “aprendizagem crítica e criativa na cultura digital”, propondo reflexões sobre o papel da educação nesse cenário e buscando a construção de ambientes propícios para a participação consciente do cidadão, seja numa perspectiva propositiva, proativa e/ou crítica. Acreditamos que a educação tem papel essencial na formação dessas habilidades crítica e criativa, buscando melhores condições pessoais para o desenvolvimento individual e para a convivência em sociedade.