AUTORREFLEXÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PROPOSTA DO MODELO SELFIE FOR TEACHERS
Palavras-chave:
Competências digitais, Professores, Selfie for teachers, Educação básica, TDICResumo
A expansão das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) aplicadas à educação exige professores cada vez mais preparados para interagir e produzir conhecimentos, evitando assim a mera transposição de informações do analógico para o digital. Dessa forma, a análise por meio da autorreflexão das competências digitais docentes é uma necessidade frente às contradições que o século XXI vivencia, sobretudo, com os desafios da Pandemia da Covid-19. O objetivo deste estudo é analisar a importância do modelo Selfie for Teachers nos processos de construção/aprimoramento das competências digitais dos professores na educação básica, proporcionando-lhes uma autorreflexão acerca do seu nível de proficiência digital. Para tanto, optamos pela estratégia metodológica da pesquisa exploratória e descritiva, utilizando como fonte de dados a pesquisa bibliográfica sobre a temática. O artigo conclui que o modelo teórico de autorreflexão Selfie for Teachers convida e sugere ao professor, por meio das devolutivas em tempo real, possibilidades de construir ou aprimorar de forma constante suas competências digitais