AUTORREFLEXÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PROPOSTA DO MODELO SELFIE FOR TEACHERS

Autores

  • Luiz Carlos Sacramento da Luz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Eniel do Espirito Santo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Competências digitais, Professores, Selfie for teachers, Educação básica, TDIC

Resumo

A expansão das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) aplicadas à educação exige professores cada vez mais preparados para interagir e produzir conhecimentos, evitando assim a mera transposição de informações do analógico para o digital. Dessa forma, a análise por meio da autorreflexão das competências digitais docentes é uma necessidade frente às contradições que o século XXI vivencia, sobretudo, com os desafios da Pandemia da Covid-19. O objetivo deste estudo é analisar a importância do modelo Selfie for Teachers nos processos de construção/aprimoramento das competências digitais dos professores na educação básica, proporcionando-lhes uma autorreflexão acerca do seu nível de proficiência digital. Para tanto, optamos pela estratégia metodológica da pesquisa exploratória e descritiva, utilizando como fonte de dados a pesquisa bibliográfica sobre a temática. O artigo conclui que o modelo teórico de autorreflexão Selfie for Teachers convida e sugere ao professor, por meio das devolutivas em tempo real, possibilidades de construir ou aprimorar de forma constante suas competências digitais

Downloads

Publicado

2024-03-25

Edição

Seção

CIET:CIESUD:2022 - Eixo Temático 2 - O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

LUZ, Luiz Carlos Sacramento da; SANTO, Eniel do Espirito. AUTORREFLEXÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PROPOSTA DO MODELO SELFIE FOR TEACHERS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 6, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/60.. Acesso em: 15 maio. 2025.