RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Vilmar Rodrigues dos Santos Escola Estadual Toufic Joulian, Carapicuíba SP Autor

Palavras-chave:

Educação, Ferramentas Digitais, Alunos, Aprendizado

Resumo

No atual contexto da educação, usar ferramentas digitais na elaboração de aulas nas diversas áreas do conhecimento tem se mostrado uma estratégia eficiente no engajamento dos alunos tanto na participação como no desempenho, e especificamente no componente curricular de Educação Física não é diferente. Vemos que as mídias e o acesso crescente a essas ferramentas por parte dos alunos são mais comuns, já que estão imersos numa variedade de recursos, vídeos, jogos e material didático online que oferecem uma gama valiosa de informações, ampliando o aprendizado de jovens e adolescentes. Então, para atender aos alunos, a inserção de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas aulas de Educação Física se torna uma forma cada vez mais presente no cotidiano de nossas atividades, onde conteúdos visualmente mais atrativos se mostram eficazes. O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Toufic Joulian na cidade de Carapicuíba — SP com alunos das 2⁠ᵃˢ e 3⁠ᵃˢ séries do Ensino Médio que fazem parte do Programa Escola de Tempo Integral PEI. O estudo se caracterizou como relato de experiência realizado durante as aulas de Educação Física no segundo semestre de 2023, compreendendo o período de setembro a novembro. O objetivo foi o de verificar se plataformas baseadas em jogos como o Kahoot! e ferramentas online como o Edpuzzle e Quizizz permitem uma maior interação e engajamento entre estudantes durante as aulas de Educação Física. As propostas de intervenção foram realizadas a partir de temáticas previamente elencadas para as aulas e, assim, explorar essas ferramentas de modo apreciável, como a gamificação e a participação de um quiz de perguntas. Pode-se perceber que a participação dos alunos foi positiva no sentido de ineditismo, já que a maioria deles nunca ou pouco participaram de atividades como essas. Percebemos um engajamento maior nas atividades por parte dos alunos haja visto que o aprendizado se tornou mais divertido, frente as tarefas realizadas em sala com apresentação e entrega de relatórios escritos, além de apresentar um componente que eles apreciam bastante nesta faixa etária que é a competição tornando-se enriquecedora no momento que buscam superar suas metas individuais ou em grupo. Assim, trabalhando de forma criativa, atendemos as necessidades de nossos alunos proporcionando experiências variadas, contribuindo no aprendizado. Concluímos que o formato apresentado
contribuiu para que os alunos tivessem maior engajamento e compreensão dos conceitos aprendidos, tornando as aulas mais atraentes e alegres. Assim, entendemos que as mídias devem ser compreendidas como significativas em nossa prática pedagógica.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

SANTOS, Vilmar Rodrigues. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2885.. Acesso em: 8 fev. 2025.