PRÁTICAS DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
design instrucional, educação inclusiva, jovens e adultos com deficiênciaResumo
Em meio às diversas inovações tecnológicas nos cursos a distância, cada vez mais jovens e adultos com deficiência têm optado por essa modalidade de ensino no Brasil. Com o intuito de compreender este cenário, surgiu a presente pesquisa que visa apresentar as investigações em andamento do trabalho de conclusão de curso da Especialização EDUTEC/UFSCar e realizar uma revisão bibliográfica sobre práticas de design instrucional para professores de jovens e adultos com deficiência. Os objetivos deste trabalho são: analisar como o design instrucional tem contribuído para a inclusão e a aprendizagem de alunos jovens e adultos com deficiência, considerando as suas especificidades e necessidades; revisar os conceitos de design instrucional e educação inclusiva, bem como as principais abordagens e modelos de design instrucional que podem ser aplicados a esse público; e discutir os desafios e as possibilidades de implementação do design instrucional. Assim, reconhece-se o design instrucional como uma ferramenta que pode promover a qualidade e a equidade na educação de pessoas com deficiência.