PRÁTICAS DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Cynthia Cordeiro Chalegre Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Kristina Desirée Azevedo Ferreira Universidade Federal do Paraná Autor

Palavras-chave:

design instrucional, educação inclusiva, jovens e adultos com deficiência

Resumo

Em meio às diversas inovações tecnológicas nos cursos a distância, cada vez mais jovens e adultos com deficiência têm optado por essa modalidade de ensino no Brasil. Com o intuito de compreender este cenário, surgiu a presente pesquisa que visa apresentar as investigações em andamento do trabalho de conclusão de curso da Especialização EDUTEC/UFSCar e  realizar uma revisão bibliográfica sobre práticas de design instrucional para professores de jovens e adultos com deficiência. Os objetivos deste trabalho são: analisar como o design instrucional tem contribuído para a inclusão e a aprendizagem de alunos jovens e adultos com deficiência, considerando as suas especificidades e necessidades; revisar os conceitos de design instrucional e educação inclusiva, bem como as principais abordagens e modelos de design instrucional que podem ser aplicados a esse público; e discutir os desafios e as possibilidades de implementação  do design instrucional. Assim, reconhece-se o design instrucional como uma ferramenta que pode promover a qualidade e a equidade na  educação de pessoas com deficiência.

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Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

CHALEGRE, Cynthia Cordeiro; FERREIRA, Kristina Desirée Azevedo. PRÁTICAS DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2884.. Acesso em: 8 fev. 2025.