CONTEÚDOS DIRECIONADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS: um problema ético
Palavras-chave:
Rede Social, Criança e adolescente, Ética, Políticas de Regulamentação das Redes SociaisResumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que investigou a exposição das crianças e dos(as)adolescentes em vídeos produzidos pelas redes sociais. Nesse sentido, quando o objeto de estudo é recortado à luz da ética, cabe situá-lo no campo da Filosofia, e mais especificamente, no âmbito da ética utilitarista, cujo princípio fundamental incide sobre a compreensão do valor moral como uma ação que depende de suas consequências. Para tanto, foi realizado um levantamento, seguido de uma seleção e amostragem de conteúdos presentes nas redes sociais (Instagram, TikTok, Youtube). O material selecionado foi analisado à luz dos referenciais teóricos da ética de Stuart Mill e do Projeto de Lei 2630/20 que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na internet, além do Estatuto da Criança e do Adolescente. A metodologia aplicada ao estudo foi análise documental, e para discussão dos dados, a análise de conteúdo, conforme Bardin. Os resultados, embora parciais, impressionam, por apresentar 114 violações sistemáticas aos direitos da criança e do(a) adolescente, as quais foram subdivididas em várias categorias que se subdividem em subcategorias, analisadas pontualmente, subsidiadas pelo aparato legal e pelo escopo da ética de Stuart Mill.