O VICE-DIRETOR ESCOLAR COMO MEDIADOR DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Ensino Médio, Tecnologias, Gestão escolar, Vice-diretorResumo
A educação básica está em constante transformação, impulsionada pela crescente integração das tecnologias digitais. Essa mudança de paradigma exige repensar as metodologias de ensino e aprendizagem, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais no século XXI. Neste contexto, o papel do vice-diretor assume relevância fundamental na gestão das tecnologias na escola. Como líder educacional, ele é responsável por liderar a implementação de políticas e projetos de tecnologia educacional, capacitar os professores para o uso eficaz de diferentes tecnologias, articular as diferentes tecnologias com o currículo, garantir a infraestrutura tecnológica adequada e promover uma cultura de inovação e experimentação para que as aprendizagens se efetivem. Para Delagnese (2023), o trabalho desempenhado pelo vice- diretor vai além das meras responsabilidades administrativas, estendendo-se à promoção da qualidade do ensino oferecido pela escola. É notável que suas ações estão intrinsecamente ligadas à organização eficiente das questões administrativas, visando um ambiente propício ao desenvolvimento educativo. É nesse contexto que a presente pesquisa foi desenvolvida para a conclusão do MBA em Gestão Escolar na Universidade de São Paulo – USP/Esalq e teve por objetivo analisar as competências e a atuação dos gestores escolares em relação às tecnologias educacionais. A base teórica para esta pesquisa foi constituída por diferentes autores: gestão educacional (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2011), (Ribeiro e Menin, 2005); da sociologia e da comunicação (Lemos, 2010), (Latou, 2013; 2005), (Di Felice et al., 2012); da educação (Pimenta e Moraes, 2014); da tecnologia (Bacich; Moran; Almeida, 2015), (Barbosa e Merkle, 2016), (Blikstein et al., 2020), entre outros. A caracteriza-se como pesquisa qualitativa e aplicada, utiliza análise documental (Cellard, 2012) e método cartográfico de pesquisa-intervenção (Kastrup, 2007), com coleta de dados em um workshop e análise do mapas de competências, registros e diários de campo de quatro vice- diretores de uma rede de escolas de Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Alguns resultados foram alcançados com esta pesquisa, tais como: O gestor, ao assumir o papel de mediador, pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, assegurando o uso eficaz das tecnologias. Dentre as habilidades identificadas, destacam-se as pedagógicas, tecnológicas e gerenciais, além de competências como a articulação entre tecnologias e currículo, promoção da formação continuada dos professores e acompanhamento e avaliação da implementação das tecnologias na escola. O desenvolvimento dessas habilidades é crucial para liderar efetivamente o processo de implementação e aprimorar a qualidade da educação.