O ENSINO DAS REGRAS DO BASQUETEBOL ATRELADO À APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL: UMA PROPOSIÇÃO DE GAME PARA ESCOLARES
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Game, Aprendizagem Socioemocional, Regras, BasquetebolResumo
Os jogos eletrônicos, como uma estratégia de aprendizado, têm sido cada dia mais praticados por escolares da geração Alpha que, com muita facilidade se identificam e estão conectados a esta tecnologia em seu cotidiano (Instituto Play, 2016). As atividades gameficadas propiciam engajamento de públicos diferentes (Alves, 2015), ou melhor, o game estimula os estudantes para empreender algo novo, vivenciando novas rotinas, regras e relações interpessoais. Sociedades e indivíduos (Elias, 1994) histórica e culturalmente, estabelecem regras de convivência social e, o esporte como uma invenção humana da Era Moderna (Hobsbawn, 1988), também têm regras regulamentadas oficialmente por instituições federativas e esportivas. Sendo uma reinvenção oriunda da civilização humana, também tem ressignificado a educação, política, saúde, o lazer, pesquisa e performance atlética. E, ainda, abrangido questões relacionadas aos estados emocionais, exemplificando, empatia, cooperação, respeito, raiva, humilhação, bem como, as questões de gênero e preconceitos. Atualmente, constatamos violências simbólicas, físicas e prejudiciais ao bem-estar dos corpos humanos. Portanto, prevalece a relevância do Projeto Político Pedagógico em abordar as competências sociais e emocionais. Assim sendo, vimos indagar quanto a percepção de professores em relação a geração Alpha; o ensino da modalidade esportiva e suas regras; o conhecimento de um grupo de estudantes escolares sobre o esporte, o basquetebol e suas regras e, especialmente, as implicações de um game na aprendizagem de habilidades socioemocionais. A presente pesquisa em andamento, se encontra na fase de revisão da literatura e coleta de dados na Escola com o professor e os alunos. Objetivamos projetar, propor, desenvolver e analisar o impacto de uma proposição de game, como estratégia no ensino e na aprendizagem das regras do Basquetebol atrelado à aprendizagem socioemocional, a qual significa “a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar [...]” (Goleman, 1995, p. 63). A revisão da literatura aborda estudos referente ao tema e às inovações tecnológicas. Por intermédio do método de pesquisa-ação estamos desenvolvendo a proposição com a participação parceira de professores, diretora e alunos (familiares) e, assim, conforme a abordagem qualitativa de 1 investigação, aprendendo a observar, registrar (diário de campo) e analisar as interações socio pessoais e com sistemas, (Liebscher, 1998). Registra-se a aprovação dos termos de consentimento para as coletas de dados (entrevistas, questionários e quiz educativo) com as crianças, pais e professores, pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos, da Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru/SP, sob o título (BASQUETEBOL E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE GAME), número de protocolo CAAE: 75013123.7.0000.5398. A meta da pesquisa-ação e proposição de um game é propiciar aos alunos (familiares) e professores escolares uma abordagem de ensino das regras do basquetebol e de aprendizagem socioemocional, articulando vivências corporais e virtuais, em que possam desenvolver suas habilidades, capacidades e competências, formando novas gerações de cidadãos conscientes quanto aos benefícios do esporte na saúde e melhor qualidade de vida.