POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES DA TDIC COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Políticas Públicas de Inclusão, Tecnologia de Informação e Comunicação, Mediação PedagógicaResumo
O trabalho tem por finalidade apresentar a trajetória da implementação das políticas públicas que vem garantindo o acesso à educação ao público alvo da educação especial (PAEE), observando a introdução de tecnologias de informação e comunicação (TDIC) como mediação pedagógica, no intuito de se pensar na saída do isolamento do PAEE, e permitindo a socialização destes, dentro da perspectiva do que define a Constituição Federal de 1988 quando ressalta que a Educação é um direito de TODOS, reforçando a importância do processo educacional na formação do sujeito social, e dando destaque a equidade do processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de caráter qualitativo, baseada em uma metodologia pautada na análise bibliográfica de autores que discutem a temática apresentada, tais como Kassar (2011), Ross (2002), entre outros. Resultando em reflexões sobre a trajetória das políticas públicas da educação especial, mostrando o caminho percorrido, e os avanços obtidos com o debate das organizações populares em busca de melhorias na promoção da educação e direitos sociais do PAEE. Assim, conclui-se que se deseja é uma política que de fato garanta a permanência e o desenvolvimento educacional do PAEE, que irá colaborar com seu sucesso social em qualquer sociedade humana.