POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES DA TDIC COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Yollanda Karoline Costa Sousa Universidade Federal do Amapá/UNIFAP Autor
  • Raimundo Gomes Luz Universidade Federal do Amapá/UNIFAP Autor
  • Maria do Carmo Lobato da Silva Universidade Federal do Amapá/UNIFAP Autor

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Inclusão, Tecnologia de Informação e Comunicação, Mediação Pedagógica

Resumo

O trabalho tem por finalidade apresentar a trajetória da implementação das políticas públicas que vem garantindo o acesso à educação ao público alvo da educação especial (PAEE), observando a introdução de tecnologias de informação e comunicação (TDIC) como mediação pedagógica, no intuito de se pensar na saída do isolamento do PAEE, e permitindo a socialização destes, dentro da perspectiva do que define a Constituição Federal de 1988 quando ressalta que a Educação é um direito de TODOS, reforçando a importância do processo educacional na formação do sujeito social, e dando destaque a equidade do processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de caráter qualitativo, baseada em uma metodologia pautada na análise bibliográfica de autores que discutem a temática apresentada, tais como Kassar (2011), Ross (2002), entre outros. Resultando em reflexões sobre a trajetória das políticas públicas da educação especial, mostrando o caminho percorrido, e os avanços obtidos com o debate das organizações populares em busca de melhorias na promoção da educação e direitos sociais do PAEE. Assim, conclui-se que se deseja é uma política que de fato garanta a permanência e o desenvolvimento educacional do PAEE, que irá colaborar com seu sucesso social em qualquer sociedade humana.

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Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

KAROLINE COSTA SOUSA , Yollanda; GOMES LUZ , Raimundo; LOBATO DA SILVA , Maria do Carmo. POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES DA TDIC COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2878.. Acesso em: 9 out. 2024.