GESTÃO ESTRATÉGICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Claudinei Zagui Pareschi  Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Kristina Desirée Azevedo Ferreira  Universidade Federal do Paraná Autor

Palavras-chave:

Gestão Estratégica, EAD-Educação a distância, Divulgação científica

Resumo

Partindo do princípio que a Gestão é um processo humano de escolha entre diversas possibilidades e tomada de decisões, pode-se pensar a Gestão da Educação a Distância como o conjunto de decisões tomadas por um gestor ou uma equipe com o objetivo de atingir metas e resultados em busca de uma EaD de qualidade. Esta pesquisa em andamento, na forma de ensaio bibliográfico tem como premissa investigar a importância da Gestão Estratégica na Educação a Distância (EaD), tendo como fonte de pesquisa, artigos, dissertações, teses e capítulos de livro de alguns dos principais pesquisadores na área, como Mill (2016, 2021), Aires (2009), Behr e Mill (2018), Chiavenato (2004), Moore e Kearsley (2008) entre outros. Tendo em vista a crescente oferta de cursos na modalidade a distância, refletir sobre o processo de Gestão Estratégica e sua estrutura é fundamental. Para tanto, será realizada uma pesquisa em base de dados como o Google Acadêmico, Scielo, Periódicos Capes, entre outros, a fim de trazer a luz a literatura existente e contribuir com dados consistentes para futuras pesquisas. Espera-se que os resultados desta pesquisa auxiliem na compreensão dos diferentes modelos de EaD e na divulgação das principais estratégias utilizadas por gestores da EaD em seu trabalho nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

ZAGUI PARESCHI , Claudinei; DESIRÉE AZEVEDO FERREIRA , Kristina. GESTÃO ESTRATÉGICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2877.. Acesso em: 9 out. 2024.