A PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA: POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Educação Híbrida, Ensino híbrido, Personalização da Aprendizagem, Estratégias Pedagógicas, FlexibilizaçãoResumo
Mesmo não sendo considerada uma modalidade educacional por nenhuma legislação educacional brasileira, a Educação Híbrida (EH) tem se mostrado relevante no cenário educacional contemporâneo em que os estudantes estão cada vez mais imersos na Cultura Digital, apresentando-se como uma abordagem pedagógica promissora por permitir a flexibilidade e personalização da aprendizagem. A Educação Híbrida pode ser encarada como uma inovação pedagógica ao mesclar estratégias educacionais tanto da educação presencial quanto da educação a distância. Essa abordagem pedagógica, está intimamente conectada às Metodologias Ativas de Aprendizagem (MA) e às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A Educação Híbrida, focando no estudante como protagonista, auxilia a personalização do ensino, de forma a atender as necessidades individuais de cada estudante, oferecendo flexibilidade para seu caminho de aprendizagem. Essa flexibilidade se manifesta na adaptação do tempo, do espaço e do currículo, contribuindo para o aumento do engajamento dos estudantes. Este ensaio bibliográfico em andamento tem como objetivo identificar na literatura as possibilidades de personalização da aprendizagem dos estudantes na Educação Híbrida, posicionando o professor como mediador e buscando atividades investigativas, de resolução de problemas e de descobertas. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica, a partir da leitura de livros, capítulos, artigos, teses e dissertações, tendo como base teórica autores renomados na área como Camargo e Daros (2018), Christensen, Horn e Staker (2013), Freire (1996), Horn e Staker (2015), Mill (2021), Moran (2015) entre outros. Como resultado, espera-se que este ensaio bibliográfico reúna dados relevantes a fim de compreender as possibilidades da personalização da aprendizagem na EH, identificando práticas pedagógicas capazes de inspirar professores e futuras pesquisas na área. Ao reunir dados relevantes, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento e aprimoramento das estratégias educacionais na Educação Híbrida.