O GÊNERO DIGITAL VÍDEO COMO CAMINHO VIÁVEL PARA A APRENDIZAGEMSIGNIFICATIVA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES LINGUÍSTICOS
Palavras-chave:
Vídeo, Tecnologias digitais, Aprendizagem significativa, Conhecimento linguísticoResumo
Este trabalho de pesquisa (em andamento) tem como objetivo o estudo acerca da utilização do gênero digital vídeo como suporte para os processos de aquisição, aprimoramento e instrumentalização de conhecimentos linguísticos provenientes de aulas de língua portuguesa ministradas para o oitavo ano do ensino fundamental II. Nesse estudo, foi estimulada e colocada em foco de observação a conscientização dos alunos sobre sua própria aprendizagem no processo de construção de conhecimentos linguísticos. A discussão empreendida alcança, também, questões relativas à situação pouco proveitosa que encontramos hoje nas escolas em se tratando tanto da aprendizagem quanto do ensino da língua nas salas de aula, o que toca, ainda, aspectos sobre como é realizada a condução do trabalho didático/pedagógico implementado nesse processo. Outro ponto abordado na pesquisa é o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) nos processos educativos, pois a realidade contemporânea sinaliza de maneira clara e crescente a necessidade de integrar de forma mais efetiva essas tecnologias ao trabalho pedagógico nas escolas, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, o estudo ganha norte na defesa da ideia de que a práxis pedagógica deve ser, hoje, constantemente permeada pelo uso das TDICs no sentido de buscar um melhor ajuste do trabalho pedagógico e oportunizar aos alunos a construção de conhecimentos mais condizentes com uma realidade social marcada pelo determinismo tecnológico. A fundamentação teórica deste estudo (levantamento bibliográfico ainda em curso) tem como base a proposta de uma relação dialógica estabelecida entre a teoria da aprendizagem significativa, com foco em Ausubel (2000), aspectos relativos à cognição e metacognição, observados na abordagem de Portilho (2011), e o determinismo tecnológico gradativamente estabelecido na esfera social, discutido por Cupani (2017). Ao longo da pesquisa são encontradas as contribuições, não menos importantes para a discussão, de autores como Dewey (2023), Moran (2000), Neves (1991;1997;2000), Sousa (2019), Rojo (2013) e Moreira (2011), entre outros. Em se tratando da metodologia, foi adotada a pesquisa qualitativa, a qual se concretizou na realização de um trabalho empírico com dois grupos de alunos (turmas diferentes) do oitavo ano do ensino fundamental II. Assim, a análise de dados permitiu a comparação entre a qualidade / efetividade da aprendizagem a partir de abordagens diferentes para os grupos: uma tradicional e outra envolvendo a produção de vídeos nas propostas didáticas a partir dos mesmos conteúdos (um referente à gramática e outro ao projeto de leitura) ministrados em aula. As expectativas sobre os resultados da pesquisa foram situadas acerca da constatação de possíveis melhorias no desempenho dos alunos no que se refere ao desenvolvimento de suas habilidades e competências linguísticas e comunicativas.