DESAFIOS DA RELAÇÃO SAÚDE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃOPROFISSIONAL COMO CAMPOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOSINTERSETORIAL, INTERDISCIPLINAR E INTERPROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO DEPRÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Lucia Maria Dupret (org.)  ENSP/FIOCRUZ Autor
  • Henriette Santos (org.)  ENSP/FIOCRUZ  Autor
  • Clayre Lopes  Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Autor
  • Moacyr Torres Junior EAD-ENSP/FIOCRUZ Autor
  • Tereza Paiva  Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ Autor
  • Vanessa Costa e Silva ENSP/FIOCRUZ Autor
  • Helena Seidl  ENSP/FIOCRUZ Autor
  • Priscilla Caran Contarato  Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – ICEPi / ES Autor
  • Luisa Pessoa ENSP/FIOCRUZ Autor
  • Eduardo Henrique Arruda Santos  ENSP/FIOCRUZ Autor
  • Magna Leite  Centro de Referência em Tuberculose Professor Hélio Fraga (CRPHF) Autor
  • Camilla Maia Franco Universidade Estácio de Sá - UNESA Autor
  • Tulio Batista Franco  Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense - ISC /UFF Autor
  • Viviane Chaves  Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEDUC/RJ Autor
  • Elomar Barilli EAD-ENSP/FIOCRUZ Autor
  • RoseLy Magalhães  Departamento de Endemia Samuel Pessoa/ DENSP/ ENSP/FIOCRUZ Autor
  • Ernane Maciel  Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/ SP Autor
  • Gissia Gomes Galvão Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) Autor
  • Isabel Lamarca  Departamento de Ciências Sociais –ENSP/FIOCRU Autor
  • Joviana Quintes Avanci Pina  Centro de Estudos Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli - CLAVES Autor
  • Patricia Constantino  Centro de Estudos Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES Autor
  • Simone Assis Centro de Estudos Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES Autor
  • Kathie Njaine  Centro de Estudos Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES Autor

Palavras-chave:

Políticas públicas de Educação e Saúde, Educação a Distância em Saúde, Educação para Cidadania, Educação Permanente em Saúde, Educação e Tecnologia na formação profissional em saúde

Resumo

O presente painel tem como objetivo apresentar experiências de formações profissionais baseadas em estratégias de articulação entre saúde, educação e tecnologia e oportunizar reflexões sobre a produção de conhecimento a partir da complexidade desses campos, na perspectiva da intersetorialidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Será composto pelas diversas experiências e abordagens de cunho político-pedagógico que articularam os campos da Saúde, Educação e Tecnologias e contribuíram para a construção de políticas públicas como elementos estruturantes do processo, revelando caminhos, estratégias, enfrentamentos e dificuldades dessas trajetórias. Propõe uma discussão atual e necessária, apontando um caminho aberto à reinvenção no processo de desenvolvimento de pesquisas e de atividades de formação, particularmente, considerando o momento atual de reconstrução do país. Nesse sentido, seu conteúdo está estruturado a partir das reflexões produzidas no contexto e desafios dessas relações intersetoriais. Além disso, também tem como propósito, aprofundar e fortalecer a importância de conceitos fundantes desse debate, tais como: projeto político pedagógico; formação como projeto civilizatório e para a cidadania; educação como estratégia de enfrentamento das desigualdades; formação profissional e educação permanente e, relação educação e tecnologia na formação profissional em saúde. Nesse sentido, a apresentação está estruturada a partir das reflexões produzidas por essas vivências, por meio de uma abordagem histórico-conceitual sobre os desafios de suas concretizações a saber: parte I - Contexto histórico da relação saúde educação tecnologia na esfera pública; parte II - Conceitos e estratégias para a construção de processos educativos envolvendo a relação educação e tecnologia na Formação Profissional e parte III – Caminhos para a construção de políticas públicas e articulação dos campos saúde, educação e tecnologia na formação profissional. O painel toma como base os conhecimentos produzidos, limites, contribuições, avanços e inovações possibilitados pela experiência da parceria de mais de quase duas décadas entre Sistema Universidade Aberta do Brasil- UAB/CAPES/MEC, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/FIOCRUZ/MS e Instituições colaboradoras, tais como : Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Universidade Federal Fluminense – UFF; Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde do Espírito Santo –ICEPi; Secretarias de Estado de Educação e de Saúde do Rio de Janeiro – SEDUC E SES/RJ; Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP. A ENSP, instituição organizadora do painel, é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ do Ministério da Saúde - MS e, tem como missão formar profissionais, realizar pesquisas e compartilhar conhecimentos e práticas no sentido de promover o direito à saúde e a melhoria das condições de vida da população, visando o pleno exercício da cidadania. Além disso, desenvolve tecnologias, atividades de prestação de serviços e cooperação técnico-científica, assim como participa da formação, coordenação e execução da política nacional na área da saúde e campos afins e, de redes de formação nacionais e internacionais. Nesse sentido, integram o Painel: Departamento de Endemia Samuel Pessoa (DENSP); Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS); Departamento de Epidemiologia e Métodos Qualitativos em Saúde (DEMQS), além do Centro de Referência em Tuberculose Professor Hélio Fraga (CRPHF); Centro de Estudos Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF).

Biografia do Autor

  • Kathie Njaine , Centro de Estudos Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES

    Kathie Njaine 

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Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Painel Temático

Como Citar

MARIA DUPRET, Lucia et al. DESAFIOS DA RELAÇÃO SAÚDE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃOPROFISSIONAL COMO CAMPOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOSINTERSETORIAL, INTERDISCIPLINAR E INTERPROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO DEPRÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2873.. Acesso em: 15 out. 2024.