MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO NA CULTURADIGITAL

Autores

  • Achilles Alves de Oliveira  Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF Autor
  • Mânia Maristane Neves Silveira Maia Universidade Estadual de Montes Claros Autor
  • Ana Paula Campos Gurgel  Universidade de Brasília – UnB Autor
  • Carolina Paiva de Faria  Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF Autor
  • Gilberto Lacerda Santos  Universidade de Brasília – UnB / Muséum National d'Histoire Naturelle Autor

Palavras-chave:

Cultura digital, Tecnologias digitais, Mediação, Ensino-aprendizagem

Resumo

O contexto atual, caracterizado pela crescente imersão na cultura digital, é marcado por novas perspectivas espaço-temporais em termos de ensino-aprendizagem, bem como pela ampla disseminação das tecnologias de informação, comunicação e expressão - TICE. Tal realidade se faz presente nos diversos âmbitos e espaços formativos, tanto na educação formal quanto na não formal. Diante dessas mudanças, torna-se crucial explorar as implicações pedagógicas e sociais dessas transformações, considerando o avanço tecnológico na sociedade e a crescente popularização e democratização do acesso às tecnologias digitais, aos dispositivos móveis e à internet. Compreendendo as especificidades deste momento, surge a necessidade premente de promover uma reflexão crítica e propositiva, visando identificar potencialidades e enfrentamento aos desafios no âmbito da mediação pedagógica e tecnológica, bem como no efetivo aproveitamento das TICE em diversos contextos educacionais. Por isso, propõe-se a realização de um painel temático, cujo objetivo central é fomentar o debate e a análise dessas questões, especialmente nos ambientes formais, como a educação básica e superior, e nos informais, a exemplo da educação em museus e a educação patrimonial. Nesse sentido, partimos das experiências e pesquisas realizadas por instituições como a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, a Universidade de Brasília – UnB, a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e o Museu Nacional de História Natural da França – Muséum National d'Histoire Naturelle – MNHN. Essas iniciativas proporcionam valiosas reflexões para a compreensão das práticas de mediação pedagógica e tecnológica, levando em consideração as particularidades de cada contexto institucional. Cita-se, por exemplo, o uso de manufatura aditiva (impressão 3D) e realidade virtual (VR, Virtual Reality) como práticas que permitem um ensinoaprendizagem mais ativo, o olhar para a formação crítica e capacitação para o uso pleno de mídias, aspectos relacionados à educação midiática, dentre outras possibilidades. Assim, a partir dos conceitos e noções fundamentais relacionados às tecnologias de informação, comunicação e expressão, bem como à educação híbrida e às formas de mediação, buscamos estimular o surgimento de novas discussões e propostas.

Biografia do Autor

  • Carolina Paiva de Faria , Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF

    Carolina Paiva de Faria 

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Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Painel Temático

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA , Achilles; NEVES SILVEIRA MAIA, Mânia Maristane; CAMPOS GURGEL , Ana Paula; PAIVA DE FARIA , Carolina; LACERDA SANTOS , Gilberto. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO NA CULTURADIGITAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2871.. Acesso em: 20 abr. 2025.