MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO NA CULTURADIGITAL
Palavras-chave:
Cultura digital, Tecnologias digitais, Mediação, Ensino-aprendizagemResumo
O contexto atual, caracterizado pela crescente imersão na cultura digital, é marcado por novas perspectivas espaço-temporais em termos de ensino-aprendizagem, bem como pela ampla disseminação das tecnologias de informação, comunicação e expressão - TICE. Tal realidade se faz presente nos diversos âmbitos e espaços formativos, tanto na educação formal quanto na não formal. Diante dessas mudanças, torna-se crucial explorar as implicações pedagógicas e sociais dessas transformações, considerando o avanço tecnológico na sociedade e a crescente popularização e democratização do acesso às tecnologias digitais, aos dispositivos móveis e à internet. Compreendendo as especificidades deste momento, surge a necessidade premente de promover uma reflexão crítica e propositiva, visando identificar potencialidades e enfrentamento aos desafios no âmbito da mediação pedagógica e tecnológica, bem como no efetivo aproveitamento das TICE em diversos contextos educacionais. Por isso, propõe-se a realização de um painel temático, cujo objetivo central é fomentar o debate e a análise dessas questões, especialmente nos ambientes formais, como a educação básica e superior, e nos informais, a exemplo da educação em museus e a educação patrimonial. Nesse sentido, partimos das experiências e pesquisas realizadas por instituições como a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, a Universidade de Brasília – UnB, a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e o Museu Nacional de História Natural da França – Muséum National d'Histoire Naturelle – MNHN. Essas iniciativas proporcionam valiosas reflexões para a compreensão das práticas de mediação pedagógica e tecnológica, levando em consideração as particularidades de cada contexto institucional. Cita-se, por exemplo, o uso de manufatura aditiva (impressão 3D) e realidade virtual (VR, Virtual Reality) como práticas que permitem um ensinoaprendizagem mais ativo, o olhar para a formação crítica e capacitação para o uso pleno de mídias, aspectos relacionados à educação midiática, dentre outras possibilidades. Assim, a partir dos conceitos e noções fundamentais relacionados às tecnologias de informação, comunicação e expressão, bem como à educação híbrida e às formas de mediação, buscamos estimular o surgimento de novas discussões e propostas.