AS TECNOLOGIAS DE MEDIAÇÃO NO FORTALECIMENTO DA EXPERIÊNCIA DOALUNO COM O CONHECIMENTO, O PROFESSOR E A INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Palavras-chave:
Tecnologias de Mediação, Educação a distância, Experiência do alunoResumo
Explorar o papel e o impacto das tecnologias de mediação na educação a distância, refletindo como as inovações digitais interferem e/ou influenciam a experiência do aluno durante seu curso. Neste cenário dinâmico e em constante evolução, as tecnologias de mediação vêm sendo implementadas nos cursos a distância para que os ambientes virtuais de aprendizagem, primários ou secundários, se tornem ferramentas centradas no aluno por meio de experiências diferenciadas, funcionalidades, diálogo, personalização, flexibilização e afetividade. Diante disso, este painel traz as tendências atuais e futuras dessas tecnologias, examinando de que maneira elas influenciam a forma como os alunos acessam o conhecimento, interagem com o conteúdo, com o professor e colaboram entre si. Além disso, busca responder como essas tecnologias de mediação podem ser utilizadas de maneira a promover uma educação mais próxima, priorizando o fortalecimento da experiência educacional como um todo, o letramento digital e a compreensão do uso crítico de recursos digitais. Para tanto, entendemos que a mediação está ligada à relação e não ao objeto. Nesse sentido, a tecnologia aqui mencionada representa um elemento dessa relação: "a mediação é processo, não é o ato em que alguma coisa se interpõe; mediação não está entre dois termos que estabelecem uma relação. É a própria relação” (MOLON, 2000, p.10). A mediação como relação ou processo inclui também a linguagem, o professor, o aluno e o momento histórico (PEIXOTO, 2016). No entanto, a tecnologia tanto pode dificultar como ajudar a relação mediadora. Desta forma, a tomada de decisão acerca da escolha dessas tecnologias é ponto chave na prática educativa e, para isso, seja pela autonomia do professor seja pela Instituição de ensino, o domínio e apropriação dessas tecnologias se fazem necessários. É por essa via que projetos inovadores para o ambiente educacional devem ser implementados, considerando suas características principais, o que funciona ou não por área do conhecimento. Nessa perspectiva, esse painel apresenta cases educacionais envolvendo: ambientes de metaverso; LXP (Learning Experience Platform) vs LMS (Learning Management System) pela evolução e significado da experiência no contexto de Edutainment; Conteúdo como commodity; ampliação das fronteiras do AVA primário; integração entre ferramentas; AVA secundário em apoio ao primário, uso de ambientes digitais públicos na promoção do aprendizado, comunicações síncronas e assíncronas, ferramentas de teleconferência, dentre outras tecnologias. Por fim, ressaltamos que, as tecnologias, em especial nesse painel, as digitais, podem ser eficazes elementos mediadores fortalecendo a experiência do aluno na relação mediadora.