PROGRAMA MANUEL QUERINO DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL:UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
Palavras-chave:
Formação profissional, TDIC, Políticas Públicas, Grande ABCResumo
O relato de experiência abordará as primeiras percepções da formação social, humanística e profissional dos cursistas do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. Vinculada ao Ministério do Trabalho e do Emprego. Este Programa tem como objetivo a formação técnica, profissional e cidadã para as demandas de trabalho e renda presentes e futuras. Tal proposta se destaca em relação aos comumente programas e projetos profissionalizantes, posto que visa abordar uma formação profissional sob as orientações da concepção de trabalho decente de matriz humanística, tratando de aspectos que ultrapassem a aquisição de habilidades e competências exclusivamente técnicas, mas que o público-alvo, jovens de 16 a 29 anos, possam acessar e refletir sobre o debate humanístico, social, político e de direitos. O Programa é composto por quatro campos profissionais distintos, totalizando seis qualificações possíveis: Eficiência Energética (Eletricista de Sistema de Energias Renováveis); Geoprocessamento (Auxiliar de Geoprocessamento), Turismo (Condutor(a) de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local e Condutor (a) de Turismo em Espaços Culturais Locais); e Produção Cultural (Agente Cultural e Assistente de Produção Cultural). Espera-se que as pessoas participantes tornem-se aptas a ingressar, com melhor qualificação, no mercado de trabalho e nos processos de geração de renda, favorecendo o desenvolvimento alinhado à responsabilidade e à sustentabilidade econômica, social e ambiental do Grande ABC. Simultaneamente – e esse é o nosso ponto de análise e atenção – as pessoas participantes serão qualificadas em temas como o respeito às diversidades, a diminuição das desigualdades de renda, os direitos humanos, sociais e trabalhistas, as relações interpessoais no trabalho e a responsabilidade socioambiental a partir de múltiplas abordagens educacionais e de mediação tecnológica. Atendendo a um total de 3.750 participantes, as aulas serão presenciais, mas também ocorrerão através de uma diversidade multimodal de ensino, havendo contribuição dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na condução dos debates e no acesso aos materiais de estudos, tanto através do AVA Moodle quanto a partir de atividades em recursos digitais, como por exemplo, Museus Virtuais mediados pelos smartphones no curso de Turismo e/ou gamificação para processos avaliativos no curso de Eficiência Energética, dentre tantas outras possibilidades. A hipótese que norteia a construção deste relato é que os jovens cursistas poderão desenvolver uma percepção cidadã crítica sobre o campo de trabalho que possa significar além de um caminho para a subsistência também um percurso de identificação com seu papel ativo e propositivo na vida pública. A coleta das percepções dar-se-á através dos mobilizadores sociais que atuarão no dia a dia dialogando com os cursistas, expondo conteúdos e atividades e compilando os relatos e informações que poderão subsidiar a coleta inicial da percepção do percurso dos jovens cursistas.