O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE QUÍMICA ATUANTES EM ESCOLAS PÚBLICASE PRIVADAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS?

Autores

  • Leonardo Augusto Natércio da Silva  UNESP Autor
  • Gustavo Bizarria Gibin  UNESP Autor

Palavras-chave:

Ensino de Química, Formação de Professores, TDIC

Resumo

As tecnologias digitais (TD) são tidas como ferramentas auxiliadoras em diversas atividades do cotidiano, dentre elas, as atividades educacionais (Moran, 2012). São exemplos de TD com aplicação em sala de aula: softwares de simulação, quizzes interativos, internet, celulares, entre outros. No tangente às metodologias ativas (MA), estas são entendidas como estratégias de ensino que visam a participação ativa dos aprendizes durante todo o processo de ensino e aprendizagem (Moran, 2018). Entretanto, os professores que desejam usar as MA em suas aulas devem elaborar atividades nas quais os alunos sejam estimulados a pensar e construir seus conhecimentos (Moran, 2018; Valente, 2018). A sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em problemas, são alguns exemplos de MA. Assim, este trabalho tem como objetivo elencar quais são as concepções de professores de Química atuantes em escolas públicas e privadas da região de Presidente Prudente/SP, sobre as TD e MA. Para tanto, cinco professores da rede pública e cinco professores da rede privada foram submetidos à entrevista semiestruturada via Google Meet. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e foram analisadas à luz da análise de conteúdo (AC) proposta por Bardin (2016). Dentre as técnicas da AC, optou-se pela análise lexical (AL), que consiste no estudo dos vocabulários, unidades semânticas e características gramaticais, a fim de compreender a estrutura das temáticas presentes no conteúdo. Cabe destacar que a AL foi realizada com auxílio do software Iramuteq, uma vez que permite uma melhor organização dos dados e facilita a localização dos segmentos de textos (ST) (Souza et al., 2018). No Iramuteq, optouse pela Classificação Hierárquica Descendente, na qual as transcrições das entrevistas foram decompostas em ST menores e as correlações presentes foram diagnosticadas, resultando em um dendograma, uma representação gráfica semelhante a um fluxograma. Ressalta-se que os procedimentos descritos foram realizados duas vezes, visto que se fez necessário analisar os corpora provenientes dos dois estudos (ora com os professores da rede pública e ora com os professores da rede privada). Assim sendo, dois dendogramas foram resultantes, cada um com seis classes, e selecionou-se a classe Utilização das MA e TD, visto que se fez presente nos dois dendogramas. As palavras que surgiram com maior frequência nas falas dos professores da rede pública e que consequentemente fizeram-se presentes na classe selecionada foram: simulador, tentar e metodologia ativa. Já as palavras mais frequentes nas falas dos professores da rede privada foram: utilizar, importante e sim. Os dados advindos do estudo realizado com professores atuantes na rede pública evidenciam que estes utilizam simuladores em suas aulas, especialmente o PhET. Além disso, fica explícito que os docentes tentam utilizar recursos digitais e estratégias de ensino diferentes das tradicionais, uma vez que compreendem o potencial desses recursos e metodologias. A fala do professor 2 corrobora com a discussão feita: “No meu ponto de vista essa metodologia ativa, ela tem, o principal objetivo dela é facilitar o ensino” (P2Públ). Já no que diz respeito aos dados oriundos do estudo realizado com os professores da rede privada, estes, por sua vez, evidenciam que os docentes compreendem a importância da utilização das TD e MA. Outro ponto a ser destacado é que os professores de ambas as redes utilizam simuladores em suas aulas: “Você tem simuladores que foram desenvolvidos e que podem ser utilizados com livre acesso na internet e que ajudam muito. Então, esses recursos são bastantes interessantes e eu acabei utilizando alguns sim” (P5Priv). Conclui-se que, os professores de Química participantes do estudo, reconhecem a importância das TD e MA e que optam pelo uso de simuladores como sendo recursos tecnológicos.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

NATÉRCIO DA SILVA, Leonardo Augusto; BIZARRIA GIBIN , Gustavo. O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE QUÍMICA ATUANTES EM ESCOLAS PÚBLICASE PRIVADAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS?. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2866.. Acesso em: 14 out. 2024.