A APLICABILIDADE DO PORTAL TED TALKS NA IMPLEMENTAÇÃO DA ORALIDADE E MEMORIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS INICIANTES DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Autores

  • Adília Maria Pires Sciarra  FAMERP - Faculdade de Medicina Rio Preto, SP Autor

Palavras-chave:

Oralidade, Predição, Discurso, Leitura, Memorização

Resumo

Introdução: O acrônimo TED, Technology, Entertainment and Design, é uma organização de mídia americana-canadense sem fins lucrativos que apresenta palestras internacionais on-line para distribuição gratuita sob o slogan "ideas worth spreading"; um ciclo de palestras e encontros em que nomes de referência em diversos campos do conhecimento são convidados a expor as suas ideias. A prática dos alunos à habilidade da oralidade naturalmente através destas palestras pode contribuir para o seu aprendizado e desempenho em língua inglesa. Objetivo: Aprimorar a vivência e exposição à Língua Inglesa junto da prática de oralidade em paralelo à memorização de vocabulário sobre saúde, em geral, a partir de temas associados às palestras selecionadas do portal TED-TALKS. Materiais e Métodos: Inicialmente, foram discutidos e levantados temas atuais sobre saúde entre os alunos. Após esta escolha, de cinco a 10 palavras e locuções em portuguêsreferentes ao tema selecionado (Covid-19), foram localizadas em dicionários específicos e transcritas em língua inglesa. Mediante a estratégia de leitura Prediction, foram selecionados os discursos relacionados aos temas escolhidos e acessados no TED TALKS (https://www.ted.com/talks?language=pt-br) para a sua audição, discussão, localização e reconhecimento do vocabulário/locuções anteriormente selecionados e transcritos. Resultados: Os temas relacionados à área da saúde e o seu vocabulário específico levantados pelos alunos foram parte da estratégia de leitura em língua inglesa; Prediction. Após participarem das palestras selecionadas e exibidas pelo TED-TALKS puderam reconhecer e vivenciar, principalmente, a oralidade junto do vocabulário selecionado e transcrito para a sua memorização. Conclusão: Os discursos selecionados a partir dos temas escolhidos junto do vocabulário relacionado e transcrito puderam propiciar aos alunos da Graduação em Medicina, uma prática importante e motivadora relacionada à sua formação dirigida à habilidade oral para a sua comunicação em língua inglesa.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

PIRES SCIARRA , Adília Maria. A APLICABILIDADE DO PORTAL TED TALKS NA IMPLEMENTAÇÃO DA ORALIDADE E MEMORIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS INICIANTES DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2865.. Acesso em: 9 out. 2024.