EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Lívia Carolina Vieira IFSULDEMINAS Autor
  • Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro PUCSP Autor
  • Evelyn Christina Peres Barrelin UNISO Autor

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Aprendizagem mediada, Ensino

Resumo

A educação foi impactada pela introdução de aplicações de Inteligência Artificial (IA), coincidindo com o aumento significativo da oferta de cursos na modalidade a distância no Brasil, especialmente no ensino superior. Diante desse cenário, torna-se essencial mapear, identificar e descrever como a IA vem sendo estudada no contexto da educação a distância, visando compreender as características dessas pesquisas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com o objetivo de identificar todos os estudos que abordam relacionalmente a IA e Educação a Distância (EaD). Os principais resultados revelaram que muitos estudos foram conduzidos em áreas do conhecimento diferentes da Educação, concentrando-se principalmente na Computação e áreas afins, sendo a maioria deles produzida no âmbito de trabalhos de mestrado, ou seja, de menor complexidade que o doutorado. Além disso, há lacunas para compreensão dos impactos pedagógicos da implementação de sistemas inteligentes na prática docente, além da escassez de estudos voltados para a questão da acessibilidade ou que abordem o uso responsável e ético da IA no contexto educacional.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

CAROLINA VIEIRA, Lívia; SOARES E SILVA BICUDO FERRARO, Danielle; PERES BARRELIN, Evelyn Christina. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2864.. Acesso em: 15 out. 2024.