EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Aprendizagem mediada, EnsinoResumo
A educação foi impactada pela introdução de aplicações de Inteligência Artificial (IA), coincidindo com o aumento significativo da oferta de cursos na modalidade a distância no Brasil, especialmente no ensino superior. Diante desse cenário, torna-se essencial mapear, identificar e descrever como a IA vem sendo estudada no contexto da educação a distância, visando compreender as características dessas pesquisas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com o objetivo de identificar todos os estudos que abordam relacionalmente a IA e Educação a Distância (EaD). Os principais resultados revelaram que muitos estudos foram conduzidos em áreas do conhecimento diferentes da Educação, concentrando-se principalmente na Computação e áreas afins, sendo a maioria deles produzida no âmbito de trabalhos de mestrado, ou seja, de menor complexidade que o doutorado. Além disso, há lacunas para compreensão dos impactos pedagógicos da implementação de sistemas inteligentes na prática docente, além da escassez de estudos voltados para a questão da acessibilidade ou que abordem o uso responsável e ético da IA no contexto educacional.