PROCESSOS EDUCATIVOS DE GEOGRAFIA COM O USO DE TDIC NA EJA DA ESCOLA BÁSICA: DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS
Palavras-chave:
Tecnologia Digital, TDIC, Ensino de Geografia, Desigualdades Socioespaciais, Paulo FreireResumo
Neste trabalho aborda-se as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão do Grupo de Estudos Epistemologia da Geografia: teoria, método e metodologias em pesquisa e ensino-aprendizagem de
Geografia, refere-se ao processo educativo dialógico de ensino- prendizagem de Geografia desenvolvido pelo 1º subgrupo, aplicado na Escola Estadual de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Humberto de Campos, Sorocaba-SP, que tem como objetivo principal ressignificar a formação inicial e permanente docente e melhorar a aprendizagem estudantil e a avaliação de conteúdo, utilizando-se das TDIC (Mill, 2013), numa abordagem freiriana (Freire, 1967; Freire 2013a; Freire 2013b; Veloso, 2020a). O processo educativo consistiu em desenvolver atividades de acesso e de avaliação de conteúdo disciplinar, especificamente sobre o tema desigualdades socioespaciais (Santos, 2009), utilizando diversas formas de tecnologia digital presente no ambiente escolar, respectivamente: para comunicação, utilizou-se WhatsApp; para desenvolvimento de conteúdo, utilizou-se o Canva e YouTube; e para avaliação de conteúdo, utilizou-se o Instagram, e para avaliação das TDIC nos processos de ensino-aprendizagens, utilizou-se o Google Forms. Como resultado, observa-se baixa adesão dos estudantes da EJA. Conclui-se que o fato de que os estudantes da EJA estariam fora do ambiente escolar para realização das atividades virtuais, indica que talvez houvesse a necessidade de maior aporte de acompanhamento presencial; por outro, que o uso das TDIC deve considerar as variações do perfil e nível dos estudantes e seus respectivos contextos escolares.