TECNOLOGIAS DIGITAIS E ASSISTIVAS NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Educação Especial, Tecnologias Digitais, Tecnologia Assistiva, Deficiência VisualResumo
Com o advento das inovações tecnológicas existem muitas formas de acessar e interagir com as informações disponíveis nas redes digitais. Assim, a presente pesquisa objetiva revisar a literatura acerca dos recursos de tecnologia digital e assistiva que geralmente são utilizados na escolarização de estudantes com deficiência visual. Para isso, os dados foram organizados de acordo com uma adaptação dos procedimentos
estabelecidos pelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA) e tratados de modo qualitativo, por meio da discussão das contribuições de cada um dos estudos. A busca eletrônica foi
realizada nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Portal Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatou-se que três produções contemplavam
as tecnologias no contexto escolar, três contemplavam softwares e aplicativos móveis no contexto escolar e duas produções contemplavam softwares e aplicativos móveis no contexto social. As pesquisas analisadas
indicaram a necessidade de transpassar adversidades que impedem a autonomia dos estudantes com deficiência visual e destacaram a importância do professor como mediador na utilização de recursos tecnológicos. Ainda, ressalta-se a necessidade de associar recursos digitais e assistivos para que os respectivos usuários ampliem a acessibilidade na exploração de dispositivos, softwares e aplicativos.