INTERAÇÕES EM FORMAÇÕES MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DIGITAL - UM DESAFIO NA CONSTRUÇÃO COLETIVA COM FOCO NAS DEMANDAS EDUCACIONAIS DO COTIDIANO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Formação continuada, Interações, Tecnologia digitalResumo
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar uma vivência que aconteceu em 2021, com gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos), de um município do estado de São Paulo, ao participarem de um programa de formação continuada desenvolvido pela rede. Trata-se de um contexto formativo mediado pelas tecnologias digitais, durante o segundo ano da pandemia, provocada pelo novo coronavírus, COVID-19, no qual as estratégias utilizadas nos encontros formativos foram adaptadas à nova realidade e o maior desafio era estabelecer um ambiente favorável e seguro às interações. A prática, aqui relatada, pretende levantar algumas hipóteses de caminhos potentes, por meio do uso das tecnologias digitais, que, com suas diferentes ferramentas, contribuíram para que o grupo passasse de meros expectadores dos encontros virtuais a sujeitos com maior autonomia e protagonismo no seu processo formativo, compartilhando experiências, ideias e saberes, oportunizando o fortalecimento das práticas de gestão escolar, a partir de uma construção coletiva com foco nas demandas educacionais de cada instituição de ensino e da rede como um todo. Como resultado, foi possível perceber, gradativamente, uma mudança de postura dos participantes, que passaram a interagir de forma mais propositiva, exercendo maior agência em seu processo formativo individual e no compromisso com a construção coletiva, com um olhar plural em benefício da rede.