INTERAÇÕES EM FORMAÇÕES MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DIGITAL - UM DESAFIO NA CONSTRUÇÃO COLETIVA COM FOCO NAS DEMANDAS EDUCACIONAIS DO COTIDIANO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Patrícia Vieira Sarmento Roda Educativa Autor
  • Clarissa Magalhães Costa Roda Educativa Autor

Palavras-chave:

Formação continuada, Interações, Tecnologia digital

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar uma vivência que aconteceu em 2021, com gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos), de um município do estado de São Paulo, ao participarem de um programa de formação continuada desenvolvido pela rede. Trata-se de um contexto formativo mediado pelas tecnologias digitais, durante o segundo ano da pandemia, provocada pelo novo coronavírus, COVID-19, no qual as estratégias utilizadas nos encontros formativos foram adaptadas à nova realidade e o maior desafio era estabelecer um ambiente favorável e seguro às interações. A prática, aqui relatada, pretende levantar algumas hipóteses de caminhos potentes, por meio do uso das tecnologias digitais, que, com suas diferentes ferramentas, contribuíram para que o grupo passasse de meros expectadores dos encontros virtuais a sujeitos com maior autonomia e protagonismo no seu processo formativo, compartilhando experiências, ideias e saberes, oportunizando o fortalecimento das práticas de gestão escolar, a partir de uma construção coletiva com foco nas demandas educacionais de cada instituição de ensino e da rede como um todo. Como resultado, foi possível perceber, gradativamente, uma mudança de postura dos participantes, que passaram a interagir de forma mais propositiva, exercendo maior agência em seu processo formativo individual e no compromisso com a construção coletiva, com um olhar plural em benefício da rede.

Downloads

Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

SARMENTO, Patrícia Vieira; COSTA, Clarissa Magalhães. INTERAÇÕES EM FORMAÇÕES MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DIGITAL - UM DESAFIO NA CONSTRUÇÃO COLETIVA COM FOCO NAS DEMANDAS EDUCACIONAIS DO COTIDIANO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2858.. Acesso em: 15 out. 2024.