ENSINO DE SOCIOLOGIA NO PÓS PANDEMIA- O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA VALORIZAÇÃO DAS INTERAÇÕES PRESENCIAIS

Autores

  • Ivan Penteado Dourado UDESC Autor

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação, Ensino presencial, Ensino à Distância

Resumo

O presente artigo apresenta um conjunto de práticas educacionais que relacionam o papel das tecnologiasdigitais no ensino de Sociologia, premiada no Concurso Boas Práticas Pedagógicas realiza pela Universidadede Passo Fundo, no ano de 2022. No processo de reconhecimento das transformações do perfil dosestudantes no espaço do ensino superior, aprofundado e radicalizado no contexto pandêmico, seidentificou novas possibilidades no uso dos recursos digitais, vídeo-aulas e atividades avaliativas digitais,capazes de potencializar de forma inovadora as presencialidades e as interações pedagógicas. Com oobjetivo de compartilhar essas práticas e refletir sobre o uso das tecnologias digitais no ensino superior deteoricamente fundamentada, possibilitando inspirar outros educadores a replicarem e avançarem naspráticas aqui apresentadas. Como principais resultados, identificamos a redução drástica das posturas dedesinteresse e apatia dos estudantes nas aulas presenciais e atividades, juntamente com a emergência denovas dinâmicas de discussão presencial e digital, aprofundando e significando de forma mais efetiva osconhecimentos referente aos fenômenos sociais, potencializando os aprendizados sociológicos no espaçodo ensino superior.

Downloads

Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

DOURADO, Ivan Penteado. ENSINO DE SOCIOLOGIA NO PÓS PANDEMIA- O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA VALORIZAÇÃO DAS INTERAÇÕES PRESENCIAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2856.. Acesso em: 8 fev. 2025.