DIÁLOGO SOBRE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARTICIPANTES DE UMA FORMAÇÃO

Autores

  • Claudia Steffany da Silva Miranda UFMS Autor
  • Ana Caroline Lima de Souza UFMS Autor
  • Suely Scherer UFMS Autor

Palavras-chave:

Pesquisa-formação, Weblives, Integração de Tecnologias Digitais, Currículo de matemática, Formação de Professores

Resumo

O estudo que aqui apresentamos faz parte de uma pesquisa de doutorado em quese investiga uma ação de formação continuada de professores para a integração de tecnologias digitais ao currículo de matemática. O curso foi dividido em dois momentos, weblives transmitidas via YouTube e grupos de estudos cujos encontros para troca de experiências ocorriam por meio do Google Meet. O objetivo deste artigo é analisar os diálogos de uma dessas weblives com foco na integração de TD ao currículo de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com metodologia de pesquisa-formação, possibilitando a interação entre pesquisador e professores em uma ação formativa. As reuniões e transmissões foram gravadas e transcritas para posterior análise que ocorreu a partir de teóricos que discutem currículo e integração de TD. Foi possível concluir que o curso possibilitou movimentos iniciais de integração que se diferenciam da inserção, evidenciou dificuldades enfrentadas por professores no uso de tecnologias digitais em aula.

Downloads

Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

MIRANDA, Claudia Steffany da Silva; SOUZA, Ana Caroline Lima; SCHERER, Suely. DIÁLOGO SOBRE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARTICIPANTES DE UMA FORMAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2855.. Acesso em: 9 out. 2024.