DIÁLOGO SOBRE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARTICIPANTES DE UMA FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Pesquisa-formação, Weblives, Integração de Tecnologias Digitais, Currículo de matemática, Formação de ProfessoresResumo
O estudo que aqui apresentamos faz parte de uma pesquisa de doutorado em quese investiga uma ação de formação continuada de professores para a integração de tecnologias digitais ao currículo de matemática. O curso foi dividido em dois momentos, weblives transmitidas via YouTube e grupos de estudos cujos encontros para troca de experiências ocorriam por meio do Google Meet. O objetivo deste artigo é analisar os diálogos de uma dessas weblives com foco na integração de TD ao currículo de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com metodologia de pesquisa-formação, possibilitando a interação entre pesquisador e professores em uma ação formativa. As reuniões e transmissões foram gravadas e transcritas para posterior análise que ocorreu a partir de teóricos que discutem currículo e integração de TD. Foi possível concluir que o curso possibilitou movimentos iniciais de integração que se diferenciam da inserção, evidenciou dificuldades enfrentadas por professores no uso de tecnologias digitais em aula.