NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE SOB HORIZONTES INCLUSIVOS
Palavras-chave:
Formação de professores, Cibercultura, Narrativas, InclusãoResumo
Este estudo objetiva identificar na literatura e descrever como as experiências narrativas de professores em diferentes contextos educacionais influenciam a formação docente e a prática pedagógica, considerando os preceitos da cibercultura. Nesse sentido, vale destacar que a partir da revolução tecnológica a sociedade está em transformação, inclusive a educação, assim as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) auxiliam no processo de ensino, aprendizagem e formação docente. Em um mundo marcado por profundas transformações decorrentes da revolução tecnológica, a educação se encontra em constante evolução, onde as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) desempenham um papel fundamental no ensino, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente. Este estudo se debruça sobre essa temática, realizando uma análise bibliográfica por meio das bases de dados Scopus, Web of Science e Scielo, cobrindo o período de 2015 a 2023. Os termos-chave utilizados nesta busca incluíram "formação de professores", "oralidade", "narrativas" e "inclusão". A análise dos artigos selecionados revela como experiências narrativas variadas influenciam profundamente a identidade e as práticas pedagógicas dos docentes, ressaltando o valor inestimável das narrativas no processo de formação docente. Além disso, os resultados destacam a complexa interação entre a cibercultura, práticas educativas inclusivas e diversos contextos educacionais. Tais interações reiteram a urgência de promover uma formação docente adaptável e consciente das dinâmicas contemporâneas e históricas que permeiam a educação inclusiva.