AVALIAÇÃO MEDIADORA NA EAD: CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES NA ÁREA DA SAÚDE
Palavras-chave:
Avaliação Mediadora, Educação a Distância, TutorResumo
A presente investigação, com ênfase no campo da Aprendizagem na Educação a distância (EaD), tem como objetivo analisar as reflexões sobre a avaliação mediadora estudada no Curso de extensão de formação de
supervisores e tutores, na modalidade a distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, cujo instrumento foi um questionário de avaliação da proposta pedagógica, com perguntas fechadas e abertas. Os participantes foram 259 de um total de 275 integrantes da turma. O curso de extensão tem por base metodologias ativas e redes de aprendizagem que propõem a criação de um ambiente colaborativo com mediações e feedbacks para os cursistas. Das perguntas abertas foram levantadas três categorias, participação no fórum, autoavaliação e importância da mediação pedagógica. Os resultados apontam para a construção efetiva de um trabalho em grupo, realizado a partir de metodologias ativas, que só é possível através de um processo mediador completo, ou seja, todos os envolvidos estando alinhados em prol do ensino-aprendizagem. Para que a avaliação mediadora possa ser eficiente é imprescindível a reflexão constante, acerca das ações e estratégias utilizadas.