AVALIAÇÃO MEDIADORA NA EAD: CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Luciane Magalhães Corte Real Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor
  • Luciane Marilei Pereira Stepanski Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor

Palavras-chave:

Avaliação Mediadora, Educação a Distância, Tutor

Resumo

A presente investigação, com ênfase no campo da Aprendizagem na Educação a distância (EaD), tem como objetivo analisar as reflexões sobre a avaliação mediadora estudada no Curso de extensão de formação de
supervisores e tutores, na modalidade a distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, cujo instrumento foi um questionário de avaliação da proposta pedagógica, com perguntas fechadas e abertas. Os participantes foram 259 de um total de 275 integrantes da turma. O curso de extensão tem por base metodologias ativas e redes de aprendizagem que propõem a criação de um ambiente colaborativo com mediações e feedbacks para os cursistas. Das perguntas abertas foram levantadas três categorias, participação no fórum, autoavaliação e importância da mediação pedagógica. Os resultados apontam para a construção efetiva de um trabalho em grupo, realizado a partir de metodologias ativas, que só é possível através de um processo mediador completo, ou seja, todos os envolvidos estando alinhados em prol do ensino-aprendizagem. Para que a avaliação mediadora possa ser eficiente é imprescindível a reflexão constante, acerca das ações e estratégias utilizadas.

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Publicado

2024-07-15

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

REAL, Luciane Magalhães Corte; STEPANSKI, Luciane Marilei Pereira; ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz. AVALIAÇÃO MEDIADORA NA EAD: CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES NA ÁREA DA SAÚDE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2852.. Acesso em: 9 out. 2024.