REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DOCÊNCIA

Autores

  • Glaucia Lopes Medeiros Universidade Estadual de Maringá Autor
  • Maria Eduarda dos Santos Universidade Estadual de Maringá Autor

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Inclusão, Mediação

Resumo

O conceito de tecnologias digitais e de inclusão está presente na sociedade contemporânea e no ambiente escolar, alteraram o acesso à informação, isto é, com as tecnologias os sujeitos podem ter acesso à informação instantaneamente por meio de um clique, esses podem produzir e inferir na criação da informação. O uso das tecnologias digitais no ambiente escolar tem ressignificado os modos de aprender e ensinar, pois, permite a aquisição de conhecimento e conectividade e interação instantânea, deste modo, o professor configura-se como um mediador das relações estabelecidas com as tecnologias digitais. Esse artigo tem o objetivo de discutir o conceito de tecnologia digital, inclusão e a atuação do professor com as tecnologias digitais no ambiente educacional. Utilizou-se de uma metodologia bibliográfica. Com os seguintes resultados: as tecnologias digitais são ferramentas que estimulam a aprendizagem dos estudantes, promove uma maior conectividade e comunicação entre os indivíduos e o acesso ao conhecimento em rede, entretanto, é necessário que o professor ensine os estudantes a acessar esses recursos, de modo a estimular a aquisição de conhecimento e desenvolvimento integral dos indivíduos. 

Downloads

Publicado

2024-07-15

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

MEDEIROS, Glaucia Lopes; SANTOS, Maria Eduarda. REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DOCÊNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2851.. Acesso em: 9 out. 2024.