AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs) NO PLANEJAMENTO DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS DOCENTES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Palavras-chave:
Formação de professores, Tecnologias digitais, Práticas pedagógicasResumo
O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem promover situações de aprendizagem mais efetivas na construção de conhecimentos. O presente trabalho busca identificar a relação entre o uso de TDICs e as situações de aprendizagem planejadas pelos professores, participantes de um curso de formação continuada no estado de Sergipe sobre o uso de TDICs. Essa pesquisa surge de ações e discussões realizadas no projeto de pesquisa – metodologias ativas e uso de TDICs em escolas da rede pública de Sergipe, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para coleta de dados, utilizamos os planos de aulas construídos por professores participantes do ciclo formativo I sobre o uso das TDICs. Os resultados encontrados ressaltaram a articulação entre as TDICs escolhidas pelos professores com as situações de aprendizagem utilizadas durante a construção e aplicação da aula planejada. Além de apontar possibilidades para inserir as TDICs na sala de aula, o trabalho revela limitações e obstáculos encontrados durante a execução das propostas pedagógicas.