AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs) NO PLANEJAMENTO DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS DOCENTES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Yasmin Carvalho Batista Universidade Federal de Sergipe Autor
  • Elaine Fernanda dos Santos Universidade Federal de Sergipe Autor
  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos Universidade Federal de Sergipe Autor

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas

Resumo

O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem promover situações de aprendizagem mais efetivas na construção de conhecimentos. O presente trabalho busca identificar a relação entre o uso de TDICs e as situações de aprendizagem planejadas pelos professores, participantes de um curso de formação continuada no estado de Sergipe sobre o uso de TDICs. Essa pesquisa surge de ações e discussões realizadas no projeto de pesquisa – metodologias ativas e uso de TDICs em escolas da rede pública de Sergipe, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para coleta de dados, utilizamos os planos de aulas construídos por professores participantes do ciclo formativo I sobre o uso das TDICs. Os resultados encontrados ressaltaram a articulação entre as TDICs escolhidas pelos professores com as situações de aprendizagem utilizadas durante a construção e aplicação da aula planejada. Além de apontar possibilidades para inserir as TDICs na sala de aula, o trabalho revela limitações e obstáculos encontrados durante a execução das propostas pedagógicas. 

Downloads

Publicado

2024-07-15

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

BATISTA, Yasmin Carvalho; SANTOS, Elaine Fernanda; SANTOS, Sindiany Suelen Caduda. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs) NO PLANEJAMENTO DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS DOCENTES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2850.. Acesso em: 14 out. 2024.