ALÉM DA VIDEOAULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA VIDEOAULA INTERATIVA E INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Tecnologia digital educacional, Videoaula, Interativa, InterdisciplinaridadeResumo
Esse trabalho é um recorte da dissertação de mestrado profissional intitulada: A INTERAÇÃO DE ALUNOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-PANDEMIA: uma proposta interdisciplinar de Educação Matemática e Língua Inglesa. Assim, buscamos relatar a produção de uma videoaula interativa interdisciplinar para alunos do Ensino Fundamental II, bem como a sua aplicação. A fim de fundamentar esse trabalho debatemos sobre a videoaula e sua produção considerando a participação de profissionais e conhecimento técnico do audiovisual, pois segundo Lopez (2023) o envolvimento de profissionais para a produção de videoaulas é
insuficiente. Assim, procuramos produzir um produto educacional (videoaula) que se aproximasse da linguagem do audiovisual. Durante a pesquisa foram aplicados dois questionários, o primeiro com a finalidade de checar as impressões e a aceitação dos alunos em relação a videoaulas oferecidas pelo Centro de mídias de SP (CMSP) durante a pandemia de COVID19; o segundo com a finalidade de checar a aceitação dos alunos em relação a videoaula produzida. Para analisar os dados usamos a análise de conteúdo. Notamos
uma melhor aceitação dessa videoaula quando comparada a aceitação das videoaulas apresentadas pelo CMSP.