VIDEOAULAS SÍNCRONAS NA EJA: POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Eliana Cristina Nogueira Barion Centro Paula Souza Autor
  • Nádia Cristina de Azevedo Melli Centro Paula Souza Autor

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Videoaulas Síncronas, Educação Profissional, Aprendizagem On-line

Resumo

Este trabalho pretende analisar a implementação de videoaulas síncronas no programa EJATEC, que visa conectar os estudantes da EJA à Educação Profissional em EaD. A pesquisa foi realizada por meio de grupos focais com estudantes e professores, coleta de dados em questionários online e análise documental. Os dados colhidos demonstram que as videoaulas síncronas foram consideradas muito positivas pelos estudantes, pois possibilitaram maior interação com o professor, resolução de dúvidas em tempo real e uma experiência de aprendizado mais dinâmica. O modelo de videoaulas síncronas contribuiu para a superação de desafios específicos da EJA, como a falta de familiaridade com as tecnologias digitais e a necessidade de conciliar os estudos com outras responsabilidades. A implementação da prática foi considerada viável e replicável em outros contextos, pois os recursos utilizados são acessíveis à maioria das escolas. A implementação de videoaulas síncronas no programa EJATEC foi considerada um avanço positivo em relação às videoaulas assíncronas, pois contribuiu para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes da EJA. Entende-se também que a prática pode ser replicada em outros contextos, com adaptações às necessidades específicas de cada comunidade

Downloads

Publicado

2024-07-15

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

BARION, Eliana Cristina Nogueira; MELLI, Nádia Cristina de Azevedo. VIDEOAULAS SÍNCRONAS NA EJA: POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIENTE VIRTUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2848.. Acesso em: 9 out. 2024.