USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: MAPEAMENTO EM TURMA DE LICENCIATURA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Palavras-chave:
formação de professores, avaliação diagnóstica, tecnologias digitais, ensino remoto emergenciaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma avaliação diagnóstica sobre o uso de tecnologias digitais por alunos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em 2021. O objetivo é traçar os perfis dos futuros professores, destacando a influência da pandemia na formação desses sujeitos. O curso visa formar professores para lecionar Ciências, Matemáticas e Linguagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação diagnóstica foi realizada por meio de um questionário online aplicado durante o estágio docência do tema "Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania I". Foram obtidas respostas de 35 alunos, que revelam características de uma realidade muitas vezes negligenciada de uma região periférica, no que tange aos hábitos e habilidades em tecnologias digitais, o que fornece elementos essenciais para iniciar um diagnóstico preciso dessa realidade educacional.