USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: MAPEAMENTO EM TURMA DE LICENCIATURA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio Universidade Federal do Pará Autor
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal do Pará Autor
  • Marianne Kogut Eliasquevici Universidade Federal do Pará Autor

Palavras-chave:

formação de professores, avaliação diagnóstica, tecnologias digitais, ensino remoto emergencia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma avaliação diagnóstica sobre o uso de tecnologias digitais por alunos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em 2021. O objetivo é traçar os perfis dos futuros professores, destacando a influência da pandemia na formação desses sujeitos. O curso visa formar professores para lecionar Ciências, Matemáticas e Linguagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação diagnóstica foi realizada por meio de um questionário online aplicado durante o estágio docência do tema "Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania I". Foram obtidas respostas de 35 alunos, que revelam características de uma realidade muitas vezes negligenciada de uma região periférica, no que tange aos hábitos e habilidades em tecnologias digitais, o que fornece elementos essenciais para iniciar um diagnóstico preciso dessa realidade educacional. 

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Publicado

2024-07-15

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

FLORÊNCIO, Felipe Jailson Souza Oliveira; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut. USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: MAPEAMENTO EM TURMA DE LICENCIATURA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2847.. Acesso em: 9 out. 2024.