UM PROJETO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Tecnologias digitais de informação e comunicação, Desenho universal de aprendizagem, Projetos escolaresResumo
A utilização de Tecnologias Digitais de informação e comunicação (TDICs) estão cada vez mais ganhando espaços nos ambientes escolares. Porém, é necessário seu uso adequado para a garantia do acesso e aplicabilidade a todos os estudantes. Assim sendo, este artigo objetiva analisar um projeto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aplicado com uso das TDICs, porém em um perspectiva pensada no desenho universal de aprendizagem (DUA). As informações descritas foram analisadas apontando as principais etapas do projeto considerando o uso e/ou a correspondência ou não com os princípios e diretrizes do DUA em cada uma delas: representação; ação e expressão, e engajamento. Segundo os autores estudados nesta pesquisa, trata-se de um conceito que busca compreender e lidar com a individualidade humana, ao mesmo tempo em que lida com um coletivo, num espaço diverso, em que existem pessoas diferentes. Importante ressaltar assim, que o DUA é pensado para todos e não somente para o público-alvo da educação especial. Os resultados evidenciam o respeito às diferentes maneiras de aprender e, aliado ao facilitador das tecnologias, mostra-se um projeto eficaz promotor de processos educativos realmente inclusivos.