PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO QUINTO ANO ACERCA DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS GOOGLE NO ENSINO DA LITERACIA DIGITAL
Palavras-chave:
literacia digital, desenvolvimento de competências, ferramentas digitais Google, BNCCResumo
O presente estudo visa promover uma reflexão a partir da ênfase à literacia digital presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange às competências comunicacionais a serem desenvolvidas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental 1 (EFI). Compreende-se que o desafio está em propor práticas pedagógicas para a literacia em movimentos transversais à aprendizagem conceitual quando se trata do EF1, especificamente dos anos iniciais. Para tanto, o presente trabalho descreve uma análise comparativa das percepções iniciais e finais dos alunos de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental I, de uma
instituição pública situada em São José, SC. Esta análise foca especificamente no impacto do uso das ferramentas Google no aprimoramento da aprendizagem e no desenvolvimento da literacia digital. Os dados foram coletados para avaliar as percepções dos alunos antes e depois de uma proposta de intervenção pedagógica. Como resultado, verificou-se a evolução do grupo no que se refere a um uso situado das ferramentas, um maior envolvimento dos professores em práticas com recursos digitais, assim como uma adesão dos participantes à proposta de aprendizagem mediada pelas ferramentas Google.