ESTUDO COMPARATIVO DE KITS DE ROBÓTICA VOLTADOS AO ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Autores

  • Marjori Klinczak UFPR Autor
  • Jose Simao de Paula Pinto UFPR Autor

Palavras-chave:

pensamento computacional, Arduino, robótica computacional

Resumo

Cada vez mais o uso da tecnologia está presente na nossa vida, mudando inclusive a forma como nos comunicamos e realizamos diversas tarefas, é necessário que as pessoas estejam preparadas para não somente fazer uso das ferramentas, mas entender seu funcionando, de forma a tirar o máximo proveito delas. Para tal, faz-se necessário o desenvolvimento do pensamento computacional desde a educação básica, onde estratégias de raciocínio lógico e resolução de problemas são aprendidas, muitas vezes através de kits de robótica devido a sua capacidade lúdica. Dessa forma, tem-se como objetivo geral realizar um estudo comparativo entre o Arduino e outras soluções, verificando a aplicabilidade delas em cenário brasileiro considerando-se o custo de aquisição, materiais de apoio e a facilidade de uso com base no
estudo teórico de projetos analisados.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

KLINCZAK, Marjori; PINTO, Jose Simao de Paula. ESTUDO COMPARATIVO DE KITS DE ROBÓTICA VOLTADOS AO ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2842.. Acesso em: 9 out. 2024.