AS DOBRADURA DE PAPEL E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Dobradura, Algoritmo, MatemáticaResumo
O presente artigo tem como objetivo expor a criação de materiais didáticos voltados para dobradura e o pensamento computacional a partir do contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDIC). Com o crescimento exponencial da tecnologia, práticas como pensamento
computacional se tornam pilares para uma melhora significativa no desempenho de alunos, sendo de escolas privadas e públicas, já destacada pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Tal prática pode ser
impulsionada a partir das dobraduras feitas de papéis que possuem não somente conceitos matemáticos em suas modelagens, mas também a realização de algoritmos de passo a passo que estimulam o pensamento computacional. Os algoritmos podem ser criados de maneiras plugadas e desplugadas, sendo a maneira desplugada a mais usual, sendo algoritmos descritos, com imagens, descritos e imagens, e mais recente podendo ser em vídeos em stop-motion. Assim, as dobraduras se tornam, além dos algoritmos, materiais didáticos que servem para uma formação mais crítica e sistemática para um indivíduo, o que auxilia em sua formação acadêmica e profissional.