AS DOBRADURA DE PAPEL E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Lucas Silveira Lima Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Autor
  • Aline Silva De Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Autor

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Dobradura, Algoritmo, Matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor a criação de materiais didáticos voltados para dobradura e o pensamento computacional a partir do contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDIC). Com o crescimento exponencial da tecnologia, práticas como pensamento
computacional se tornam pilares para uma melhora significativa no desempenho de alunos, sendo de escolas privadas e públicas, já destacada pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Tal prática pode ser
impulsionada a partir das dobraduras feitas de papéis que possuem não somente conceitos matemáticos em suas modelagens, mas também a realização de algoritmos de passo a passo que estimulam o pensamento computacional. Os algoritmos podem ser criados de maneiras plugadas e desplugadas, sendo a maneira desplugada a mais usual, sendo algoritmos descritos, com imagens, descritos e imagens, e mais recente podendo ser em vídeos em stop-motion. Assim, as dobraduras se tornam, além dos algoritmos, materiais didáticos que servem para uma formação mais crítica e sistemática para um indivíduo, o que auxilia em sua formação acadêmica e profissional. 

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Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

PORTAL, Lucas Silveira Lima; BONA, Aline Silva. AS DOBRADURA DE PAPEL E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2841.. Acesso em: 9 out. 2024.