PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ABERTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DENTRO DA ESCOLA

Autores

  • Paola Luisa Si Universidade Federal de Santa Catarina Autor
  • Juliana Cristina Faggion Bergmann Universidade Federal de Santa Catarina Autor

Palavras-chave:

Repositório, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas Abertas, Recursos Educacionais Digitais

Resumo

O presente trabalho aborda sobre a criação de um repositório dentro da escola para compartilhar experiências de ensino do professor e as suas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, com objetivo de compreender de que maneira um repositório digital, desenvolvido no contexto escolar, pode auxiliar as práticas pedagógicas dos professores. Se promove a autoria e o protagonismo, bem como se desenvolve práticas educacionais abertas com licenças de uso flexíveis. Essa pesquisa é um estudo de caso que está em andamento, sendo relatado neste primeiro momento sobre a criação de um repositório para os professores da Educação Infantil, pertencentes à Rede Municipal de Educação da cidade de Araquari/SC. O referencial teórico dialoga sobre as práticas pedagógicas compartilhadas e sobre as tecnologias digitais na
Educação, as mudanças que vêm transformando a nossa sociedade e como isso está interferindo na comunidade escolar, que precisa repensar o modo de ensinar e compartilhar os saberes. Dessa forma, mostra-se relevante a criação e elaboração de um repositório local, dentro da escola para que os professores pudessem apresentar as suas práticas pedagógicas, suas sequências didáticas, planos de ensino, recursos e
materiais, e assim, investigar sobre as práticas pedagógicas abertas, se acontece ou não, e quais os desafios encontrados pelos professores. 

Downloads

Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

SI, Paola Luisa; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ABERTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DENTRO DA ESCOLA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2840.. Acesso em: 9 out. 2024.