O DECRETO N° 9.057/2017: UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO EAD

Autores

  • ROBERTO FRANCISCO CARVALHO UNIFIEO Autor
  • ADRIANA DA SILVA NASCIMENTO UNIFIEO Autor
  • JÂNIO MOREIRA SOARES FMU Autor
  • GETÚLIO DE SOUZA NUNES UNIFIEO Autor

Palavras-chave:

EAD-Educação a distância, democratização, polo presencial, ensino superior

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender o que se faz necessário para a criação de novos polos em Educação a Distância (EAD). Foi baseado nos estudos de Erthal Junior, Peixoto Filho e Santos (2018), por apresentarem relevantes contribuições para esta pesquisa. Esta análise da expansão dos polos em EAD, considerou a vocação econômica, a atual legislação e a qualidade educacional desta modalidade. Buscouse ainda, saber qual o acompanhamento da legislação frente a demanda para este tipo de modalidade educacional. Outra observação que se fez recorrente é a maneira como os polos foram abertos, antes desta nova legislação e como deve acontecer esta expansão, a partir da mudança em maio de 2017. Por meio do desenvolvimento da presente pesquisa, foi possível observar que os polos de Educação a Distância são importantes para o desenvolvimento da população, uma vez que com eles o acesso ao Ensino Superior acontece de maneira mais rápida. Contudo, salienta-se que para a qualidade educacional ser preservada, é importante um acompanhamento desta expansão.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

CARVALHO, ROBERTO FRANCISCO; NASCIMENTO, ADRIANA DA SILVA; SOARES, JÂNIO MOREIRA; NUNES, GETÚLIO DE SOUZA. O DECRETO N° 9.057/2017: UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2838.. Acesso em: 9 out. 2024.