TEORIA ATOR-REDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE WEBCURRÍCULO

Autores

  • Victória Knippel Schmitz Doutoranda pela Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro Autor
  • Alexandra Oliveira Aragão Mestre pelo Instituto Federal do Espírito Santo Autor
  • Claudia Marchioti Nicolau dos Reis Doutoranda pela Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro Autor
  • Priscila Costa Santos Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede, Currículo, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo expor a relação da Teoria Ator-Rede no contexto de currículos escolares, mais especificamente conectados com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), por meio de uma revisão sistemática de literatura. Assim, para integrar as ponderações teóricas, foi feita uma revisão sistemática de literatura nas plataformas da Scielo e Capes, a fim de explorar melhor as pesquisas desenvolvidas entre o período de 2020 e 2024, dos quais, pelas buscas realizadas, resultaram em 35 artigos no total. Deste modo, as lacunas observadas nos oito artigos selecionados com afinidade ao tema, foram fundamentais para uma abordagem indireta da Teoria Ator-Rede dirigida à educação, na qual há hoje um vasto campo a ser explorado. Por meio deste estudo serão levantados questionamentos da influência de atores não-humanos e a importância de detalhar o quanto fazem parte, junto ao corpo docente, dos estudos científicos acerca do processo de ensino-aprendizagem em abordagens metodológicas de aula, sejam em salas presenciais ou em ambientes virtuais. 

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Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

SCHMITZ, Victória Knippel; ARAGÃO, Alexandra Oliveira; REIS, Claudia Marchioti Nicolau; SANTOS, Priscila Costa. TEORIA ATOR-REDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE WEBCURRÍCULO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2837.. Acesso em: 9 out. 2024.