TEORIA ATOR-REDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE WEBCURRÍCULO
Palavras-chave:
Teoria Ator-Rede, Currículo, Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo expor a relação da Teoria Ator-Rede no contexto de currículos escolares, mais especificamente conectados com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), por meio de uma revisão sistemática de literatura. Assim, para integrar as ponderações teóricas, foi feita uma revisão sistemática de literatura nas plataformas da Scielo e Capes, a fim de explorar melhor as pesquisas desenvolvidas entre o período de 2020 e 2024, dos quais, pelas buscas realizadas, resultaram em 35 artigos no total. Deste modo, as lacunas observadas nos oito artigos selecionados com afinidade ao tema, foram fundamentais para uma abordagem indireta da Teoria Ator-Rede dirigida à educação, na qual há hoje um vasto campo a ser explorado. Por meio deste estudo serão levantados questionamentos da influência de atores não-humanos e a importância de detalhar o quanto fazem parte, junto ao corpo docente, dos estudos científicos acerca do processo de ensino-aprendizagem em abordagens metodológicas de aula, sejam em salas presenciais ou em ambientes virtuais.