O AUTISMO ADULTO E SUA RELAÇÃO COM OS FILMES COMERCIAIS: AJUDAM OU ATRAPALHAM NO ENSINO SUPERIOR?
Palavras-chave:
Autismo, Inclusão, Ensino Superior, MídiaResumo
A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas é um tema que tem ocupado crescente espaço nos debates educacionais, especialmente na educação inclusiva, significando assegurar a todos os
estudantes a igualdade de oportunidades educacionais e, também, é uma questão de direitos humanos. Este estudo tem como foco analisar séries e filmes que retratam a vida de adultos com autismo e abordar a temática do autismo no ensino superior através de uma análise bibliográfica sobre o assunto. Assistir a filmes e séries que mostram autistas é mais eficiente para incentivar a inclusão e reduzir o estigma sobre o transtorno. Além disso, a forma de representação do autismo na mídia influencia diretamente o estereótipo sobre transtorno. Pessoas que tiveram contato com produções da mídia que mostram a vida de uma pessoa com autismo tiveram seu nível de estigmatização para com o TEA diminuído. Sendo assim, a difusão da informação sobre o TEA é essencial para diminuir o estigma em relação às pessoas com autismo e as séries aqui tratadas, influenciam positivamente na difusão de informações sobre o autismo, como também, nos aproxima da realidade que um adulto com autismo vivência, inclusive no ensino superior.