TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES ATIVAS EM RELAÇÃO AOS IDOSOS E SAÚDE MENTAL

Autores

  • Ana Laura Schliemann Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Autor
  • Alice Santos Viegas Muniz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Autor
  • Gabriela Monte Pavloff Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Autor
  • Giovanna Santiago Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Autor
  • Letícia Vialta de Andrade Guedes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Autor
  • Vivian Rocha Delci Artero Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Autor

Palavras-chave:

aprendizagem, idoso, psicologia, relacionamentos afetivos, tecnologia

Resumo

Esse trabalho foi realizado por acadêmicos em um curso de Psicologia da cidade de São Paulo baseado na aprendizagem através da metodologia ativa de resolver problemas. Os alunos tiveram que identificar como se apresenta a fase do desenvolvimento denominada velhice e seus problemas. Para tal foi realizado um trabalho prático que teve duas fases. Na primeira, o grupo entrevistou 6 idosos com mais de 60 anos, sendo 5 mulheres e 1 homem, a partir de um roteiro pré-estabelecido. Na segunda, uma abordagem interativa, feita pelo “Kahoot” que contextualizou as experiências dos entrevistados. Os estudantes optaram pelo KAHOOT que permitiu que fosse experimentada uma forma de avaliação dos conhecimentos prévios e das ideias que os alunos tinham sobre o processo de envelhecimento. As questões emocionais foram transformadas em perguntas que eram escolhidas pelos demais alunos e ajudaram na reflexão sobre relacionamento afetivo no idoso. De forma criativa e lúdica os alunos foram entendendo como veem o processo de envelhecimento e seus aspectos sobre sexualidade, relacionamento amoroso, família, entre outros. Os estudantes se envolveram com as atividades e percebeu-se que a fantasia sobre a velhice está presente no olhar que se tem sobre essa fase da vida. O processo educacional foi ampliado através do jogo proposto, contribuindo para maior interação dos alunos.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

SCHLIEMANN, Ana Laura; MUNIZ, Alice Santos Viegas; PAVLOFF, Gabriela Monte; COSTA , Giovanna Santiago; GUEDES, Letícia Vialta de Andrade; ARTERO, Vivian Rocha Delci. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES ATIVAS EM RELAÇÃO AOS IDOSOS E SAÚDE MENTAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2834.. Acesso em: 9 out. 2024.