TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES ATIVAS EM RELAÇÃO AOS IDOSOS E SAÚDE MENTAL
Palavras-chave:
aprendizagem, idoso, psicologia, relacionamentos afetivos, tecnologiaResumo
Esse trabalho foi realizado por acadêmicos em um curso de Psicologia da cidade de São Paulo baseado na aprendizagem através da metodologia ativa de resolver problemas. Os alunos tiveram que identificar como se apresenta a fase do desenvolvimento denominada velhice e seus problemas. Para tal foi realizado um trabalho prático que teve duas fases. Na primeira, o grupo entrevistou 6 idosos com mais de 60 anos, sendo 5 mulheres e 1 homem, a partir de um roteiro pré-estabelecido. Na segunda, uma abordagem interativa, feita pelo “Kahoot” que contextualizou as experiências dos entrevistados. Os estudantes optaram pelo KAHOOT que permitiu que fosse experimentada uma forma de avaliação dos conhecimentos prévios e das ideias que os alunos tinham sobre o processo de envelhecimento. As questões emocionais foram transformadas em perguntas que eram escolhidas pelos demais alunos e ajudaram na reflexão sobre relacionamento afetivo no idoso. De forma criativa e lúdica os alunos foram entendendo como veem o processo de envelhecimento e seus aspectos sobre sexualidade, relacionamento amoroso, família, entre outros. Os estudantes se envolveram com as atividades e percebeu-se que a fantasia sobre a velhice está presente no olhar que se tem sobre essa fase da vida. O processo educacional foi ampliado através do jogo proposto, contribuindo para maior interação dos alunos.