DESAFIOS E IMPACTOS PARA A EAD: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DA UFRGS NO ERE
Palavras-chave:
Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Educação mediada pelas tecnologiasResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir os principais desdobramentos constatados na pesquisa “Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial e Ensino Híbrido”, abordando os desafios que são pontos de atenção para a Educação a Distância (EaD) e os impactos decorrentes da experiência da educação mediada pelas tecnologias durante o Ensino Remoto Emergencial na UFRGS. A pesquisa utilizou abordagens quantitativas e qualitativas, valendo-se de três questionários com questões abertas e fechadas. A análise dos dados quantitativos foi realizada com estatística descritiva, enquanto que a análise qualitativa foi conduzida por meio da análise de conteúdo utilizando o software Nvivo. Os
principais desafios apontados pelos respondentes compreendem: diminuição no engajamento; aumento da carga horária de trabalho docente; aumento de tempo dedicado aos estudos; dificuldade de comunicação e interação entre estudantes; prejuízo na aprendizagem; dificuldade de organização; e avaliações menos eficazes. Entre os impactos apontados pelos participantes, destacam-se: desenvolvimento de outras
estratégias de ensino; adoção de novas metodologias, materiais diversificados e aulas síncronas por webconferência; produção de videoaulas e recursos educacionais; flexibilização de horários das aulas;
desenvolvimento de outras estratégias de estudo; avaliações diferenciadas e melhora no nível de competência digital.