ANÁLISE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA A CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS: UM ESTUDO SOBRE USABILIDADE, ACESSIBILIDADE E PRIVACIDADE EM WORDWALL, GENIALLY E INTERACTY
Palavras-chave:
Plataformas digitais educacionais, Jogos educativos, Dataficação, PlataformizaçãoResumo
A educação brasileira promoveu políticas públicas de adoção de tecnologias digitais para contribuir nas práticas pedagógicas, dentre elas, os jogos digitais. Especialmente durante e após a pandemia da COVID-19,
professores começaram a buscar essas plataformas educacionais para produzir seus próprios recursos lúdicos e interativos. Para entender melhor quais são as condições apresentadas para os professores criarem
seus conteúdos interativos, muitos deles sob a forma de jogos educativos, este artigo analisou três plataformas digitais, Wordwall, Genially e Interacty em nove critérios: usabilidade; acessibilidade; interatividade; suporte offline; segurança de dados; privacidade de dados; integração com outras plataformas; compatibilidade; custo de utilização. O estudo exploratório realizado por documentação indireta encontrada nas plataformas escolhidas sinalizou que, para criar seus jogos, professores precisam concordar, compulsoriamente, com diversas situações voltadas à “política de privacidade” embutida nos “termos de uso”, sem ter controle ou informação sobre os efeitos da dataficação dos seus dados e de seus
estudantes. O estudo mostrou que as plataformas digitais possibilitam criar jogos educativos, mas trazem questões desconhecidas sobre o tratamento das informações fornecidas pelos seus usuários.