É PANDEMIA! E AGORA? COMO ENSINAR PARASITOLOGIA REMOTAMENTE EM UM MUNDO TECNOLÓGICO EM LOCKDOWN?
Palavras-chave:
Parasitologia, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia COVID-19Resumo
A Parasitologia é uma área da Biologia, que tem como objetivo estudar as relações entre parasitos, vetores, hospedeiros, ambiente e os desdobramentos dessas relações. Caracteriza-se por apresentar um forte aspecto prático devido as atividades voltadas para o diagnósticos dos bioagentes envolvidos na relação de parasitismo e de parasitoses. No final de 2019, o mundo passou a conviver com um vírus até então desconhecido, o SARS-CoV-2, responsável por uma das piores pandemias já registradas. Com isso, o ensino de Parasitologia foi repensado e adaptado as regras do período pandêmico. O presente relato descreve a experiência docente vivida por três profissionais que, juntos buscaram soluções emergenciais para possibilitar a continuidade do ensino de Parasitologia em uma universidade federal do Rio de Janeiro. São apresentados e discutidos os desafios enfrentados na migração do ensino presencial de parasitologia para o Ensino Remoto Emergencial-ERE. Essa migração foi mediada por competências sobre tecnologias digitais que cada um dos profissionais desenvolveu anteriormente a pandemia e outras adquiridas em capacitações complementares durante o processo de adaptação. A narrativa segue o modelo proposto por Mussi et al (2021), no que refere a organização textual em um formato de Relato de Experiência, e especifica as dificuldades, adaptações, soluções, percepções e reflexões dos docentes, finalizando com desdobramentos dessas percepções e reflexões para além do momento pandêmico.