DA CARTA AO EMAIL, DO VIRTUAL AO PRESENCIAL: uma experiência em docência na extensão e no ensino integrado
Palavras-chave:
TDICs como suporte, habilidades de leitura e escrita, prática docente, interação socialResumo
O projeto “#Uma carta para você”, vem ao encontro do contexto de educação atual, com seus
gêneros emergentes tendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como (TDIC) como suporte
e canal. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência que manteve um diálogo entre
ensino e pesquisa, de maneira interdisciplinar, atravessando fronteiras interestaduais pela extensão, a partir
de um projeto que envolveu trocas de cartas entre alunos de cursos técnico integrado ao ensino médio de
diferentes Institutos Federais. Os resultados obtidos no projeto por meio de questionários e observação
participante das professoras pesquisadoras revelam que a fala é uma entidade ativa, e que após a exposição
oral, os discentes passaram a integrar as modificações e o desenvolvimento adquirido no sistema da língua
escrita. Este projeto apresenta uma perspectiva de trabalho de escrita e produção textual pelo contínuo entre
gêneros na modalidade oral e escrita, proposto por Marchuschi (2001), tendo como aporte teórico o
sociointeracionismo proposto por Bronckart (1999) e as pesquisas sobre a importância das TDICs propostas
por pesquisadores como Kenski (2014) e Valente (1999). Os resultados também revelam a importância das
TDICs como tecnologias capazes de mesclar gêneros textuais ora falados, ora escritos, bem como outros
suportes como o papel do gênero carta para promoção das habilidades de leitura e escrita por um viés afetivo
e sociointeracional.