UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Thalita Arthur IFSP Autor
  • Ione Arsenio da Silva IFSP Autor

Palavras-chave:

Metodologia Ativa , conhecimento pedagógico , conhecimento tecnológico, especialização, ferramentas digitais

Resumo

O estudo acompanha professores em formação continuada em Capivari, SP, investigando suas necessidades em tecnologia para aprimorar a prática pedagógica. Utilizamos uma abordagem colaborativa de pesquisa-ação, com sessões síncronas, assíncronas e presenciais, envolvendo leitura, vídeos, oficinas e aulas. Os resultados preliminares indicam interesse dos professores em integrar tecnologia, mas enfrentam desafios devido à falta de familiaridade. A formação demonstrou ser essencial para desenvolver habilidades técnicas e pedagógicas que integrem a tecnologia ao ensino. Este estudo se alinha com pesquisas anteriores sobre formação docente e tecnologia educacional (Mishra & Koehler,2006), bem como sobre as barreiras enfrentadas pelos professores ao adotarem tecnologia em sala de aula (Almeida, Cantuária e Goulard, 2023; Santos ,2010). Espera-se que o estudo aprofunde a compreensão das necessidades formativas dos professores, contribuindo para estratégias mais eficazes no uso da tecnologia na educação.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

ARTHUR, Thalita; SILVA, Ione Arsenio. UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2827.. Acesso em: 15 out. 2024.