UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Palavras-chave:
Metodologia Ativa , conhecimento pedagógico , conhecimento tecnológico, especialização, ferramentas digitaisResumo
O estudo acompanha professores em formação continuada em Capivari, SP, investigando suas necessidades em tecnologia para aprimorar a prática pedagógica. Utilizamos uma abordagem colaborativa de pesquisa-ação, com sessões síncronas, assíncronas e presenciais, envolvendo leitura, vídeos, oficinas e aulas. Os resultados preliminares indicam interesse dos professores em integrar tecnologia, mas enfrentam desafios devido à falta de familiaridade. A formação demonstrou ser essencial para desenvolver habilidades técnicas e pedagógicas que integrem a tecnologia ao ensino. Este estudo se alinha com pesquisas anteriores sobre formação docente e tecnologia educacional (Mishra & Koehler,2006), bem como sobre as barreiras enfrentadas pelos professores ao adotarem tecnologia em sala de aula (Almeida, Cantuária e Goulard, 2023; Santos ,2010). Espera-se que o estudo aprofunde a compreensão das necessidades formativas dos professores, contribuindo para estratégias mais eficazes no uso da tecnologia na educação.