BREVE CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Natália Queiroz de Oliveira Souto Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Autor
  • Fabrícia Teixeira Borges Universidade de Brasília Autor

Palavras-chave:

Trabalho Pedagógico, Ensino Remoto , Anos Iniciais , Pandemia , TDICs

Resumo

Introdução: Durante a ameaça global da pandemia de Covid-19, a necessidade de distanciamento social impôs a suspensão das atividades presenciais e a revisão das práticas sociais em defesa da vida. Este contexto disruptivo afetou o trabalho pedagógico, exigindo das escolas e em especial dos professores, o delineamento de um trabalho pedagógico independente dos espaços e da presencialidade conhecidos. Considerando o cenário exposto, este estudo guiou-se pela problematização sobre como foi possível operacionalizar as propostas curriculares com crianças em salas de aula virtualizadas originando um trabalho pedagógico muito específico e diferenciado, permeado e possibilitado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar as estratégias, ferramentas e ações mais relevantes para a realização do trabalho pedagógico mediado pelas TDICs no âmbito do ensino remoto, segundo os professores de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Perspectiva Teórica: A discussão desenvolve-se à luz dos pressupostos da histórico-culturais fundamentando-se em proposições que estruturam o trabalho pedagógico e refletindo sobre o impacto das TDICs nas práticas pedagógicas no âmbito da cultura digital. Perspectiva Metodológica: Adotou-se a concepção de uma investigação exploratória de viés qualitativo. Elaborou-se um formulário com o auxílio da ferramenta Google Form cujo link foi disponibilizado através do WhatsApp ao grupo de 12 professoras dos anos iniciais, da rede pública de ensino. As participantes têm idade média de 41 anos; todas possuem pós graduação Lato sensu. O tempo médio de experiência como professora é de 16,6 anos, com o tempo mínimo de 4 e o máximo de 27 anos. Formulou-se duas proposições com a possibilidade de assinalar múltiplas alternativas: 1. Considerando o período de atuação pedagógica no ensino remoto, assinale as ferramentas, estratégias ou ações que você pôde utilizar ou aprendeu a utilizar durante o ensino remoto; 2. Entre essas ferramentas e estratégias, quais você não usava em sua prática pedagógica antes do ensino remoto? As informações produzidas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: Conforme o resultado, fica caracterizado no trabalho pedagógico: a) o uso extensivo de tecnologia digital recorrendo a uma diversidade de ferramentas; b) a ênfase em recursos de interação com famílias e estudantes; c) a produção de recursos pedagógicos adaptados com vistas ao maior alcance de público possível; d) a preocupação com inclusão e equidade; e, e) a atenção à ética digital e direitos autorais. Discussão: Essas características indicadas pelas estratégias e ferramentas usadas refletem uma resposta dinâmica e adaptativa do trabalho pedagógico às demandas impostas pela pandemia neste grupo de participantes, que buscou o quanto possível, a garantia da continuidade do processo educacional e a manutenção de uma experiência educacional significativa e inclusiva para todos os estudantes. Ao delinear o trabalho pedagógico na pandemia, as professoras demonstraram disposição e competência digital para recorrerem a uma variedade de recursos e estratégias, incluindo desde a gestão de sala de aula no ambiente virtual de aprendizagem - AVA, a criação de jogos e vídeos explicativos até a curadoria de conteúdo online e elaboração de materiais visuais, além de impressos. Destacam-se aspectos sobre o nível de fluência digital das professoras que já existia ou foi aprimorada garantindo uma atuação tão diversificada quanto ao uso de ferramentas. Considerações Finais: Em suma, o estudo oferece uma visão panorâmica das mudanças nas práticas pedagógicas durante o ensino remoto com os avanços e desafios, no entanto, é importante reconhecer a necessidade de pesquisas futuras que incorporem abordagens de escuta mais ampla e de outros agentes do processo educativo para entender de forma mais aprofundada o complexo impacto do ensino remoto na prática educacional.

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Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

SOUTO, Natália Queiroz de Oliveira; BORGES, Fabrícia Teixeira. BREVE CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DURANTE A PANDEMIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2825.. Acesso em: 14 out. 2024.