INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS
Palavras-chave:
Educação híbrida, Educação a Distância, EaD, InstitucionalizaçãoResumo
A Educação a Distância (EaD), combinada com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), têm mostrado potencial para revolucionar o ensino no cenário educacional atual. A educação híbrida surge como solução para demandas educacionais, combinando ensino presencial e a EaD. A pesquisa busca compreender como as instituições incorporam a modalidade, considerando a incorporação dos 40% de Educação a Distância em cursos presenciais. Aborda aspectos técnicos, comunicacionais, normativos e pedagógicos. A investigação, utilizando uma abordagem quali-quantitativa, envolve revisão sistemática de literatura, análise documental e entrevistas focando em verificar a institucionalização da educação híbrida pelas Instituições de Ensino Superior Públicas. O estudo visa buscar informações que ajudem a compreender o processo de institucionalização do ensino híbrido em cursos presenciais de instituições públicas de ensino superior, discutir o aperfeiçoamento da implementação das políticas públicas buscando elencar as melhores práticas para esse processo.