COMUNIDADES DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE:DE UM GRUPO DE PESQUISA LOCAL À REDE SOCIAL INTERNACIONAL

Autores

  • Everton Viesba PPGE - UNICID, ObES - UNIFESP Autor
  • Lara Santana PECMA – UNIFESP Autor
  • Mariana Rosa PIBIC – CNPq – UNIFESP Autor
  • Marilena Rosalen PECMA – UNIFESP Autor
  • Eric Ferdinando Passone PPGE - UNICID Autor

Palavras-chave:

Comunidades de Prática, Formação Docente, Redes Sociais

Resumo

Comunidades de Prática (CoPs) podem ser entendidas como grupos de pessoas que compartilham interesses, preocupações, anseios ou mesmo paixões por uma área específica do conhecimento ou por um foco em comum e que interagem regularmente para aprender uns com os outros por meio da colaboração. Este trabalho apresenta um recorte inicial da literatura sobre o tema e apresenta dados preliminares sobre o desenvolvimento de uma comunidade de prática, elencando a participação dos integrantes e atividades desenvolvidas no período 2020-2023. A revisão da literatura e experiência para com a comunidade permite inferir que as Comunidades de Prática proporcionam um espaço seguro para os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas, discutirem desafios comuns e explorarem soluções inovadoras. Essa troca de experiências contribui para o aprimoramento das habilidades e competências dos docentes, aumentando sua eficácia no ensino e na promoção da aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

VIESBA, Everton; SANTANA , Lara; ROSA, Mariana; ROSALEN, Marilena; PASSONE, Eric Ferdinando. COMUNIDADES DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE:DE UM GRUPO DE PESQUISA LOCAL À REDE SOCIAL INTERNACIONAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2821.. Acesso em: 9 out. 2024.