COMUNIDADES DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE:DE UM GRUPO DE PESQUISA LOCAL À REDE SOCIAL INTERNACIONAL
Palavras-chave:
Comunidades de Prática, Formação Docente, Redes SociaisResumo
Comunidades de Prática (CoPs) podem ser entendidas como grupos de pessoas que compartilham interesses, preocupações, anseios ou mesmo paixões por uma área específica do conhecimento ou por um foco em comum e que interagem regularmente para aprender uns com os outros por meio da colaboração. Este trabalho apresenta um recorte inicial da literatura sobre o tema e apresenta dados preliminares sobre o desenvolvimento de uma comunidade de prática, elencando a participação dos integrantes e atividades desenvolvidas no período 2020-2023. A revisão da literatura e experiência para com a comunidade permite inferir que as Comunidades de Prática proporcionam um espaço seguro para os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas, discutirem desafios comuns e explorarem soluções inovadoras. Essa troca de experiências contribui para o aprimoramento das habilidades e competências dos docentes, aumentando sua eficácia no ensino e na promoção da aprendizagem dos estudantes.