SABERES DOCENTES, SUAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Saberes docentes, Professor, TDICSResumo
Este estudo tem como tema o saber docente, suas construções sociais e as relações estabelecidas com as TDCIS. O saber docente consiste num reservatório composto por saber profissional, pedagógico, disciplinar, curricular e experienciais, eles são mobilizados durante a atividade do professor. O objetivo traçado para o estudo consiste em conhecer quais saberes os professores mobilizam em sua atividade docente e as relações existentes entre os saberes e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O estudo utilizou a pesquisa bibliográfica, pois foram encontradas lacunas teóricas que direcionam a pesquisa, dessa forma, a abordagem bibliográfica sustenta a problemática estudada. A fundamentação teórica traz abordagens sobre o saber docente, suas significações sociais para a profissão, a relação entre teórica e prática, mostrando a necessidade de diálogos reais entre universidade e escola, local de atuação dos professores Tardif e as implementações legais das TDICS na formação de professores, visando potencializar a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Os resultados alcançados reforçam a necessidade de uma formação inicial mais vinculada às necessidades reais do ensino e que a Resolução CPE/CP 02 em processo de implementação de certo modo, pensa nas necessidades educativas na sociedade atual. O estudo apresenta a relação entre o saber docente e as TDICS, afirmando que mais se aproxima do saber curricular, pois à medida que o currículo pensa as ações e estratégias para atingir os objetivos do ensino, as novas tecnologias trazem os recursos e as ferramentas para ajudar o professor nesse processo. Outro ponto abordado é sobre o diálogo e a troca de experiência entre os professores, na escola como fator de validação para a profissão.