MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA E A UTILIZAÇÃO DAS TDIC

Autores

  • Roseneide Maria Batista Cirino UNESPAR Autor
  • Mariane Heloisa Kuch UNESPAR Autor

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, Prática docente, TDCI, Educação Inclusiva

Resumo

O contexto atual em que vivemos não permite mais ficar alheio às inovações tecnológicas, seja na área da saúde, da educação, da segurança ou da comunicação. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre a mediação pedagógica como prática inclusiva no ensino, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo é compreender como a mediação pedagógica pode ser aplicada de forma inclusiva, considerando o uso de recursos no contexto educacional. Os fundamentos teóricos desta pesquisa baseiam-se nos estudos de Bassani e Magnus (2021); Castro, Mill e Oliveira (2022); Moran (2023) e Oliveira e Silva (2022). Além disso, foram utilizados critérios como práticas docentes inclusivas com o uso de TDIC, conceituação das TDIC e mediação pedagógica tecnológica. Os resultados indicam que as tecnologias digitais da informação e comunicação são essenciais no ambiente em que crianças e jovens estão inseridos, contribuindo para aprimorar as práticas educativas. A mediação pedagógica é crucial para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo, no qual o estudante se torna protagonista do seu próprio conhecimento, tornando a experiência de ensino mais significativa e promovendo o desenvolvimento da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

CIRINO, Roseneide Maria Batista; KUCH, Mariane Heloisa. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA E A UTILIZAÇÃO DAS TDIC. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2819.. Acesso em: 15 out. 2024.